Campanha Junho Violeta promove capacitações e palestras on-line

Tema central é a violência contra o público idoso; público interessado poderá obter certificação
Data de inclusão: 18/06/2024 18:22

O Município de Itajaí promove ao longo deste mês atividades de capacitação e palestras on-line alusivas ao Junho Violeta, campanha voltada à conscientização e prevenção da violência contra a pessoa idosa. As ações ocorrem nesta quarta (19) e, na próxima semana, dias 27 e 28. A iniciativa é realizada por meio da Rede de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência (RAIPSV), Secretaria de Saúde e Conselho Municipal da Pessoa Idosa (COMPII).

Os eventos ocorrem em ambiente digital e são voltados aos profissionais que atuam na rede de atendimento e proteção ao idoso: área da saúde, assistência social, segurança pública, etc. Serão abordadas a violência contra o público idoso e também a violência doméstica e seus impactos nas vítimas.

A participação é totalmente gratuita e não é necessária inscrição prévia. Os participantes poderão obter certificação oferecida pela Fundação de Educação Profissional e Administração Pública de Itajaí (FEAPI) via link disponibilizado durante cada atividade. A programação do Junho Violeta em Itajaí segue até o dia 28. Para saber mais, clique aqui.

Portal de apoio à pessoa idosa

Itajaí possui, desde 2023, uma ferramenta pioneira na região: o Portal Rede de Apoio à Pessoa Idosa rededapessoaidosa.itajai.sc.gov.br, desenvolvido pelas Secretarias de Tecnologia e Saúde. A plataforma concentra informações importantes para auxiliar na prevenção e combate à violência à população idosa, tais como meios de denúncia, contatos para o atendimento de idosos, geolocalização de serviços de saúde e mais.

Confira detalhes das capacitações e palestras do Junho Violeta:

- Capacitação “Enfrentamento em rede à violência contra a pessoa idosa”, com a assistente social Cristiane de Souza, Doutora em Ciências Sociais Aplicadas (UEPG) e Pós-doutora em Serviço Social e Política Social (UEL)

Data: 19/06 - quarta-feira
Realização: COMPII
Apoio: DVE e FEAPI

- Palestra “Violência ao idoso: notificar também é cuidar”, com Monique Meneses Aguiar D'Avila, enfermeira responsável pelo agravo da violência interpessoal/autoprovocada (GADNT/DIVE/SES/SC), Mestre em Gestão do Cuidado (UFSC)
Data: 27/06 - quinta-feira
Horário: 9h30 às 11h30
Realização: DVE/SMS
Apoio: FEAPI e Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SC)

- Palestra “Violência Doméstica Contra Pessoa Idosa e os impactos no Estado Nutricional”, com Carolina Abreu, nutricionista, pós-doutoranda, doutora e mestre em Saúde Coletiva (UFSC)
Data: 28/06 - sexta-feira