Agentes comunitários de Itajaí participam de capacitação sobre saúde mental materna

Evento em alusão à campanha Maio Furta-Cor reuniu mais de 50 participantes
Data de inclusão: 28/05/2024 18:23

A Secretaria Municipal de Saúde promoveu na manhã desta terça-feira (28) uma capacitação sobre a importância da saúde mental materna para os agentes comunitários de saúde (ACS) do município. O evento aconteceu das 8h às 12h no auditório da Secretaria Municipal de Educação. A ação foi em alusão à campanha Maio Furta-cor e reuniu 59 agentes.

O movimento Maio Furta-cor é uma campanha que tem como objetivo promover a conscientização sobre a saúde mental materna. A atividade de capacitação busca orientar os agentes comunitários de saúde que estão na linha de frente do atendimento às mulheres. Os ACS buscam identificar os sinais de sofrimento mental nas mães, acolhê-las, dar apoio e, caso necessário, realizar encaminhamentos e comunicar à equipe da UBS.

“As mães enfrentam desafios únicos e intensos, desde a gestação até o pós-parto, e durante toda a vida materna, que podem afetar profundamente seu bem-estar emocional e psicológico. Depressão pós-parto, ansiedade, e outras condições são mais comuns do que se imagina e, se não tratadas adequadamente, podem ter consequências graves tanto para a mãe, bebê e toda a sociedade”, ressalta Ana Tereza Canziani Pereira, enfermeira responsável pela Saúde da Mulher.

Durante a capacitação, os participantes discutiram estratégias e compartilharam conhecimentos para oferecer um cuidado mais humanizado e eficaz para as mães. Além disso, os agentes comunitários de saúde participaram de palestras com profissionais da área, regentes do movimento Maio Furta-cor. A intenção é que os servidores implementem os aprendizados da ação nas comunidades onde desempenham o seu trabalho.