CAPS AD promove grupo sobre saúde mental para famílias com enfoque no álcool e outras drogas

Ação inicia nesta quinta-feira (25), às 18h, no auditório da Biblioteca Pública Municipal
Data de inclusão: 22/04/2024 17:34

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD), em parceria com a Universidade do Vale do Itajaí (Univali), promove um grupo para familiares de usuários com dependência química a partir desta quinta-feira (25). A ação abordará a saúde mental com enfoque no álcool e em outras drogas. A iniciativa é aberta à comunidade e ocorrerá nas quintas-feiras, sempre às 18h, no auditório da Biblioteca Pública Municipal e Escolar Norberto Cândido Silveira Júnior.

O encontro é direcionado à família de usuários de substâncias químicas e tem como objetivo estimular e favorecer a relação entre familiar, profissional e o serviço de saúde. O CAPS AD entende que a presença e participação de um parente como parceiro é fundamental no cuidado dispensado do paciente.

Para participar do grupo de família não é necessário realizar inscrição, basta comparecer no local e horário marcado. Este é o primeiro de cinco encontros que serão promovidos para tratar sobre o tema. Os demais acontecerão nas próximas quintas-feiras do mês de maio, nos dias 3, 10, 17 e 24. O encontro dura cerca de uma hora.

Sobre o CAPS

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) nas suas diferentes modalidades são pontos estratégicos da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Ou seja, são serviços de saúde de caráter aberto e comunitário, constituídos por equipe multiprofissional que atua sob a ótica interdisciplinar e realiza prioritariamente atendimento às pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, em sua área territorial, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial e são substitutivos ao modelo asilar.