Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Projeto para tratamento homeopático de dependentes químicos será iniciado em Itajaí

Cerimônia de lançamento da ação ocorre nesta quinta-feira (29), às 19h, no auditório Centro de Vivência da Univali
Data de inclusão: 28/11/2018 17:43

O início das atividades do projeto CocaCrack3 será anunciado oficialmente nesta quinta-feira (29), em evento na Univali de Itajaí. O projeto pioneiro no país, desenvolvido pelo Município em parceria com a universidade, avaliará os efeitos do tratamento homeopático para reduzir a “fissura” pela droga em dependentes de cocaína e crack. O lançamento oficial ocorre às 19h, no auditório do Centro de Vivência.

> Leia mais notícias sobre Saúde

A cerimônia reunirá profissionais, professores, pesquisadores e servidores públicos envolvidos com o projeto e contemplará ainda uma palestra sobre homeopatia. Além de marcar o começo das atividades com a estruturação do projeto no município, no evento também será apresentado o cronograma de atividades ao longo do próximo ano, que inclui a capacitação dos profissionais da Atenção Básica de Itajaí para desenvolver o trabalho, bem como o recrutamento dos usuários e início da coleta de dados.

O CocaCrack3 vem sendo discutido desde o ano passado, a partir de uma cooperação técnica entre a prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde, o Conselho Federal de Farmácia, a Univali, a Associação Brasileira de Farmacêuticos Homeopatas (ABFH), e órgãos ligados ao Ministério da Saúde.

A proposta baseia-se no estudo do médico, investigador clínico e professor universitário de São Paulo, Ubiratan Cardinalli Adler. O estudo piloto, inclusive, já foi aplicado em São Carlos e Itajaí foi escolhida para ser polo nacional da pesquisa, pois foi indicada como referência pela boa estrutura de sua rede de saúde.

A iniciativa foi submetida ao Comitê de Ética da Univali e agora começa a estruturação e capacitação da equipe para o início da coleta de dados. Serão recrutados 120 dependentes químicos, que ainda não tenham feito outro tipo de tratamento, para acompanhamento no período de 12 semanas. Nesse prazo, o objetivo é verificar a eficácia da homeopatia para redução da "fissura" pela droga.

_____________________
Informações adicionais:
Secretaria de Saúde de Itajaí
(47) 3249-5500

Imagens relacionadas

Projeto para tratamento homeopático de dependentes químicos será iniciado em Itajaí
Projeto para tratamento homeopático de dependentes químicos será iniciado em Itajaí
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024- Município de Itajaí