Vila da Saúde completa um mês de funcionamento com mais de 16 mil atendimentos

Espaço funciona 24 horas por dia no estacionamento do Centro Integrado de Saúde (CIS)
Data de inclusão: 17/04/2024 08:52

A Vila da Saúde do Município de Itajaí completa, nesta quarta-feira (17), um mês de funcionamento. Neste período, o serviço realizou 16.584 atendimentos a pacientes com suspeita de dengue. O espaço funciona 24 horas por dia e fica localizado no estacionamento do Centro Integrado de Saúde (CIS), no bairro São Vicente.

Para atender a população, o serviço conta com 3 mil metros quadrados de área, 10 consultórios médicos, 52 pontos de hidratação, consultórios de enfermagem, banheiros e recepção. Além disso, possui sala de triagem e para coleta de exames. A estrutura, montada com contêineres e tendas, deve permanecer ativa por um período de 90 dias.

A Vila da Saúde, inaugurada em 19 de março, tem como objetivo reduzir a demanda de atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do CIS e do bairro Cordeiros. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) seguem com atendimento à demanda espontânea, sem agendamento.

A unidade realiza todos os procedimentos para tratamento dos pacientes com suspeita de dengue. “Neste primeiro mês de operação tivemos uma média de 550 atendimentos por dia. A estrutura tem cumprido seu papel e contribui para dar assistência completa ao paciente, além das orientações e encaminhamentos necessários”, comenta o responsável pela Vila da Saúde, Elieder Lopes.

Atualmente, Itajaí registra 4.395 casos confirmados de dengue e 19 óbitos em decorrência da doença. Os bairros mais afetados são Cordeiros/Murta, Cidade Nova, São Vicente e Barra do Rio/Imaruí.

Vila da Saúde completa um mês de funcionamento com mais de 16 mil atendimentos