Itajaí firma parceria com São Bento do Sul e disponibiliza aplicativo Controle Dengue

Ação busca fornecer inovação tecnológica e suporte no combate a doença
Data de inclusão: 11/04/2024 17:08

Itajaí firmou uma parceria com o Município de São Bento do Sul e disponibilizou o aplicativo Controle Dengue - Parceiros, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Tecnologia (Setec) e utilizado na cidade. A ferramenta é uma inovação tecnológica que dá suporte no combate à dengue. Os agentes passaram por treinamento nesta quinta-feira (11) para iniciar os testes e, posteriormente, a aplicação da tecnologia. A parceria foi firmada através de um Termo de Acordo de Cooperação Técnica.

O aplicativo substitui a ficha que é utilizada pelos Agentes de Controle de Endemias (ACEs) durante as visitas domiciliares. A ferramenta também torna o trabalho das equipes epidemiológicas mais dinâmico, eficiente e preciso. O sistema será instalado nos tablets do Município de São Bento do Sul.

Os agentes poderão utilizar o aplicativo no local do atendimento com a população, o que tornará a ação mais rápida e intuitiva, bem como proporcionará economia de papel. Além disso, elimina a perda de informações e tempo no processo entre a visita do possível foco do mosquito Aedes aegypti e o cadastro destas vistorias.

Agilidade na troca de dados com o Estado

Com o Controle Dengue - Parceiros, a gestão do Município de São Bento do Sul terá acesso ao arquivo para envio ao sistema estadual automaticamente, o que também possibilita o acesso aos dados e relatórios para tomadas de decisão. E, com isso, viabiliza políticas públicas assertivas no combate à dengue.

Reconhecimento do aplicativo

O Sistema Controle de Dengue foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Tecnologia (Setec), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, e é utilizado pelo Município de Itajaí desde de 2020. A iniciativa já se destacou em nível estadual e nacional, além de obter reconhecimento em várias premiações. Entre elas estão: 1º Lugar em Boas Práticas em Gestão Pública, Categoria Saúde, organizado pela UDESC/ESAG, e Destaque Nacional da 18ª Mostra “Brasil, Aqui tem SUS”, organizado pelo CONASEMS, na categoria Poder Público.

"Para nós é gratificante poder contribuir com essa ferramenta que desenvolvemos aqui em Itajaí. Desde 2006, nós produzimos softwares e compartilhamos com outras cidades as nossas ferramentas, fomos pioneiros no Brasil nessa área. Sabemos que os problemas enfrentados em nosso município também acontecem em outros locais, esperamos que esse modelo de aplicativo seja replicado em cada vez mais cidades", ressalta secretário de Tecnologia Murilo Sodré.