Itajaí recebe certificação estadual por atingir meta de prevenção à tuberculose

Município realiza o uso de novo esquema de medicamentos para o combate à doença
Data de inclusão: 25/03/2024 17:51

O Município de Itajaí recebeu uma certificação da Secretaria de Estado da Saúde (SES) por atingir uma das metas de prevenção à tuberculose. A cidade foi uma das cinco de Santa Catarina reconhecidas por utilizar amplamente novos medicamentos para tratamento de pessoas que tiveram contato com pacientes diagnosticados com tuberculose. O certificado foi entregue na última sexta-feira (22), em Florianópolis, em um evento alusivo ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose (24 de março).

O novo esquema de tratamento com Isoniazida 300mg e Rifapentina 150mg é ofertado pela Rede Pública Municipal de Itajaí aos pacientes desde abril de 2022. A combinação destes medicamentos gera um tratamento preventivo que dura menos tempo e tem menor uso de comprimidos por semana. Além de Itajaí, as cidades de Chapecó, Criciúma, Joinville e São José também foram certificadas por adotar as medicações de forma ampla.

O reconhecimento foi recebido pelos diretores executivos da Secretaria Municipal de Saúde, Dulci Michels e Gustavo Pereira, junto à enfermeira responsável pelo Programa de Tuberculose de Itajaí, Cíntia Maria Zerger. A certificação tem como objetivo reconhecer os trabalhos dos municípios no controle da tuberculose no estado. As metas de prevenção à tuberculose são estabelecidas pelo Ministério da Saúde, através do Programa Nacional de Controle da Tuberculose.

Sobre o tratamento

O esquema de tratamento com os medicamentos Isoniazida 300mg e Rifapentina 150mg traz diversos benefícios em comparação aos métodos antigos. Por exemplo, possui menos efeitos colaterais, menor tempo de tratamento, maior adesão do paciente ao processo, bem como potencial redução de custos de armazenamento e distribuição de medicamentos.

Os medicamentos são disponibilizados pelo Governo de Santa Catarina para qualquer município interessado. Itajaí se destacou como uma das cinco cidades do Estado a registrar o correto e amplo uso do novo esquema medicamentoso aos pacientes que tiveram contato com pessoas diagnosticadas com tuberculose.

A tuberculose é uma doença bacteriana grave, que afeta principalmente os pulmões e pode levar à morte. É transmitida de pessoa a pessoa ao tossir, espirrar e falar. Os principais sintomas são: tosse por mais de três semanas, febre ao entardecer, suor noturno e cansaço. No ano passado, Itajaí registrou 184 casos de tuberculose.

A doença tem cura e o tratamento é ofertado gratuitamente pelo SUS. Em caso de sintomas, o cidadão deve procurar a unidade de saúde mais próxima. Já o Programa de Tuberculose de Itajaí fica no Centro de Referência de Doenças Infecciosas (Ceredi), localizado na rua Jorge Tzachel, nº 78, bairro Fazenda. Contato pelo telefone: (47) 3246-0137.

Itajaí recebe certificação estadual por atingir meta de prevenção à tuberculose