Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Secretaria de Saúde promove ações no dia de combate ao abuso e à exploração sexual infanto-juvenil

Profissionais da Vigilância Epidemiológica organizaram atividades educativas e de prevenção para marcar a data
Data de inclusão: 18/05/2017 18:20

A Secretaria de Saúde de Itajaí, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica, está engajada em ações para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-juvenil, celebrado nesta quinta-feira (18). Além de intensificar as atividades educativas, também foram repassadas orientações aos profissionais de saúde sobre a notificação obrigatória de casos de violência.

Atualmente, a negligência é um dos maiores vilões de acidentes domésticos, do descaso com a saúde e do abandono ao pré-natal. Em 2016, foram notificados 641 casos de negligência contra crianças e adolescentes e 39 casos de violência sexual no município. “Uma das principais ações nesta data é conscientizar os profissionais de saúde sobre a importância da notificação dos casos para termos indicadores sobre a violência no município. Com isso, poderemos ofertar todo cuidado, tratamento e proteção necessários, bem como elaborar políticas públicas voltadas ao combate à violência”, comenta a técnica da Vigilância Epidemiológica, Carmen Dacol.

Além dessa conscientização, o departamento entregou materiais alusivos à data em todas as unidades básicas de saúde, Hospital Marieta Konder Bornhausen, Hospital Universitário Pequeno Anjo, Pronto Atendimento (PA) do São Vicente e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Cordeiros. O objetivo da ação é disseminar o conhecimento técnico e científico sobre a notificação compulsória, a prevenção e a segurança no enfrentamento das violências.

A equipe também tem reforçado a mobilização dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) para participar de grupos de apoio e de orientação. Denúncias sobre qualquer violação de direito de crianças e adolescentes podem ser feitas nas unidades básicas de saúde, Conselho Tutelar, Vara da Infância e Juventude, Vara da Família, Polícias Civil e Militar, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Ministério Público e através do Disque 100.

___________________________
Informações adicionais:
Secretaria de Saúde de Itajaí
(47) 3249-5500

Secretaria de Comunicação
Maikeli Alves
(47) 3249-5524

Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024- Município de Itajaí