Saúde se organiza para a Semana Mundial da Amamentação 2016

Evento deste ano trata da “Amamentação como chave para o desenvolvimento sustentável”
Data de inclusão: 21/07/2016 14:31

O período de 01 a 07 de agosto é reconhecido em todo o planeta como a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM). E neste ano, o tema do evento é “Amamentação como chave para o desenvolvimento sustentável”, já que 2016 marca o início dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em uma abordagem ampla, relevante e inclusiva.

O tema irá permitir que o movimento em prol da amamentação se conecte com uma variedade de questões relativas ao desenvolvimento ao longo dos próximos 15 anos (até 2030), pois o aleitamento materno está intimamente ligado aos ODS de várias maneiras.

Sendo assim, a Secretaria Municipal de Saúde de Itajaí em consonância com a Estratégia Amamenta Alimenta Brasil (EAAB) e os órgãos internacionais de apoio ao Aleitamento Materno, organiza a II Semana Municipal de Aleitamento Materno, com a intenção de que durante este período todas as equipes de saúde e parceiros intensifiquem as ações sobre este tema relevante.

A amamentação, isoladamente, é a estratégia de maior impacto capaz de salvar a vida de milhões de crianças em todo o mundo por causas preveníveis. O leite materno é o melhor alimento que um bebê pode receber nos seus primeiros anos de vida, sendo indicado até dois anos de idade ou mais. É o alimento mais completo para promover o crescimento e desenvolvimento infantil.

“Não há mais dúvidas sobre os benefícios fisiológicos, psicológicos, socioeconômicos e culturais da prática do aleitamento materno, sendo então a amamentação considerada o padrão ouro para a alimentação infantil”, ressalta a Supervisora de Ações Prioritárias da Saúde da Criança da Secretaria de Saúde de Itajaí, Silvana Ardenghi Molinari.

Uma série de atividades relacionadas ao tema, na semana de 01 à 07 de agosto, estão sendo preparadas para as salas de espera das Unidades, grupos de educação em saúde, em locais diversos como praças, parques, praias, creches, escolas. E está confirmada a segunda edição da Caminhada da Amamentação. O evento ocorre no dia 06 de agosto, com saída às 09h em frente ao Museu Histórico de Itajaí, seguindo pela Rua Hercílio Luz até o término na Praça Vidal Ramos, em frente ao Píer Turístico. Em caso de chuva, a ação estará cancelada.

Em todas as atividades da Semana de Amamentação, bem como na Caminhada, estará sendo utilizada a frase eleita no concurso que ocorreu com alunos da Secretaria Municipal de Educação, promovido pelo grupo gestor do Programa Saúde na Escola (PSE): "Nutrir, desenvolver e amar, melhor maneira de sustentar", escrita por Luan Velasques Souza, estudante da Escola Básica Francisco Celso Mafra, da Itaipava.

Laço Dourado é símbolo

Em todo o mundo, a campanha pela amamentação tem como símbolo o laço na cor dourada, simbolizando que a amamentação é o padrão ouro para a alimentação infantil, ante a qual toda alternativa deve ser comparada e questionada. Neste laço, cada um de seus pedaços carrega uma mensagem especial: Uma parte representa a Mãe, a outra parte representa a Criança e o laço, simétrico, diz que a mãe e a criança são ambos vitais para o sucesso da amamentação – e igualmente necessários. E o nó é o Pai, a família e a sociedade - sem o nó, não haveria o laço; sem o apoio, a amamentação não seria exitosa. “Amamentar é um ato pessoal, incentivar e apoiar é uma responsabilidade de toda sociedade”, finaliza Silvana Molinari.

----------------------

www.saude.itajai.sc.gov.br