Profissionais de saúde recebem capacitação sobre Lesões da Pele

Curso é destinado a enfermeiros e equipe do NASF
Data de inclusão: 18/07/2016 13:20

Fomentar a qualificação da equipe da rede municipal de atenção a saúde referente à assistência ao paciente com lesões complexas da pele. Este é o objetivo da Secretaria de Saúde de Itajaí, que oferece, em parceria com a Escola de Capacitação Profissional da Feapi, o curso “Assistência ao Paciente com Lesões Complexas da Pele”. Com um total de 16 horas/aula, a capacitação é destinada aos enfermeiros e profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e ocorre nos dias 19 de julho, 05, 10 e 15 de agosto.

Com conteúdo expositivo, dialogado e prático, o curso estará dividido em quatro módulos, com o seguinte conteúdo programático:

Dia 19/07 – das 08 às 12h: Módulo 1 – A pele. Avaliação de feridas e cicatrização: A pele em diferentes etapas da vida; fases da cicatrização; avaliação da lesão; fatores que interferem na cicatrização; absorção superior (manejo do exsudato). Local: Auditório Inferior da Secretaria Municipal de Educação.

Dia 05/08: Módulo 2 – Úlceras venosas: Definição; classificação; etiologia; características, tratamentos e prática de bota de unna.

Dia 10/08: Módulo 3 – Úlceras por pressão: Prevenção e tratamento.

Dia 15/08: Módulo 4 – Úlcera diabética: Prevenção e tratamento.

A capacitação será ministrada pela enfermeira responsável pelo Serviço Assistência ao Paciente Portador de Feridas da Secretaria de Saúde, Simone Jaqueline Dalsóquio Tomio – que durante os encontros também vai abordar o Protocolo de Lesões Complexas da Pede de Itajaí - e pela enfermeira e consultora Rossella Schwarzbach da Silva. Os participantes que cumprirem com os critérios de avaliação serão certificados pela Feapi.

---------------------------------

Informações adicionais