Para incentivar as doações de sangue, a Secretaria de Saúde de Itajaí oferece transporte gratuito até o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc), em Blumenau. A ação já atendeu 405 doadores desde que foi implantada, em junho de 2023.
O projeto “Secretaria de Saúde Amiga do Hemosc” tem o objetivo de facilitar as doações de sangue e de medula, já que a cidade não conta com um hemocentro. São ofertas duas viagens por mês, a cada 15 dias, para os voluntários interessados em doar. Em um ano da iniciativa, foram realizadas 26 viagens com doadores.
“Nesta semana celebramos o Dia Mundial do Doador de Sangue (14 de junho) e queremos reforçar a importância da doação, que é um ato que pode salvar muitas vidas. Neste primeiro ano do projeto, temos percebido uma boa adesão da população, mais de 400 pessoas já utilizaram o transporte para realizar esse ato de amor”, destaca o diretor administrativo da Secretaria Municipal de Saúde e idealizador do projeto, Luis Fernando Sanni.
Como agendar a doação
As próximas datas do transporte para o Hemosc são: 19/06, 25/06 (extra), 04/07, 17/07, 09/08, 22/08, 05/09 e 19/09. Em cada viagem, são agendados 15 doadores. O ponto de encontro para saída é em frente ao bloco administrativo do Centro Integrado de Saúde (CIS), no São Vicente. A orientação é que os moradores cheguem às 7h45, pois a saída ocorre sempre às 8h. Todos os voluntários recebem um kit com lanche e suco da Secretaria Municipal de Saúde, além de informativos sobre saúde em geral.
Os agendamentos ocorrem pelo telefone (47) 3249-5500 ou Whatsapp (47) 9772-0117. A Secretaria reforça a importância de os moradores cumprirem com o agendamento, para evitar faltas no dia agendado e prejudicar a logística ou retirar a vaga de outro doador.
Critérios para doação de sangue:
- Ter idade entre 18 e 69 anos;
- O limite de idade para primeira doação é de 60 anos;
- Doadores com idade de 16 e 17 anos de idade são aceitos para doação mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal;
- Pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas);
- Estar alimentado. Fazer refeições leves e não gordurosas nas 4 horas que antecedem a doação;
- Não ter ingerido bebidas alcoólicas e nem ter feito uso de entorpecentes nas últimas 12 horas;
- Não estar gripado, resfriado ou em processo alérgico;
- Não ter tomado antibiótico nos últimos 15 dias;
- Ter repousado bem na noite antes da doação;
- O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo;
- Não ter se exposto ao risco de contrair o vírus da AIDS;
- Não ter feito tatuagem, piercing ou maquiagem definitiva (micropigmentação) nos últimos 12 meses. No caso de piercing na cavidade oral e/ou na região genital, aguardar 12 meses após a retirada;
- Não ter diabetes;
- Não estar grávida, nem com suspeita de gestação;
- Não estar amamentando, ao menos que o parto tenha ocorrido há mais de 12 meses;
- Apresentar documento de identidade com foto, emitido por órgão oficial: RG, carteira profissional, carteira de motorista, etc.