A Diretoria de Atenção à Saúde (DAS) da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa de Educação Permanente em Saúde e Supervisão de Políticas de Ações Afirmativas, realizou uma capacitação sobre Síndrome de Down. O evento foi destinado a diversas categorias de profissionais da saúde que atuam no Município de Itajaí. A iniciativa busca proporcionar um atendimento mais inclusivo e acolhedor na cidade. A ação ocorreu nesta quarta-feira (24).
O encontro teve como intuito aprimorar a prática profissional, acolher a diversidade e aumentar a assertividade do cuidado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Para isso, durante a capacitação, foram discutidos sobre os cuidados necessários para garantir uma melhor qualidade de vida e atendimento às pessoas com Síndrome de Down em Itajaí.
O evento foi conduzido pelas profissionais e especialistas na área: Giovana de Oliveira Reig e Sandra Mara Martins Severino. Ambas possuem vasto conhecimento sobre a temática e atuam na Associação Amor pra Down. As palestrantes compartilharam experiências práticas e abordaram questões fundamentais relacionadas ao cuidado e inclusão destas pessoas, como estimulação precoce, educação inclusiva e cuidados médicos e psicossociais, além de estratégias para promover a autonomia e a independência das pessoas com Síndrome de Down.
A capacitação também promoveu a troca de experiências e debate para enriquecer mais o encontro. Essa iniciativa ainda proporciona uma visão mais ampla e atualizada sobre a temática abordada.
Sobre a Síndrome de Down
A Síndrome de Down é uma condição genética que requer atenção especial e compreensão por parte da sociedade. É essencial que profissionais de diversas áreas, familiares e a comunidade em geral estejam preparados para oferecer um correto acolhimento. Para assim garantir o pleno desenvolvimento e a dignidade das pessoas com deficiência.