Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Saúde já aplicou fumacê contra dengue em quase mil ruas de Itajaí

Ao todo, foram usados 125 litros de inseticida e um novo equipamento foi adquirido para reforçar o controle
Data de inclusão: 27/03/2024 17:24

A Secretaria de Saúde de Itajaí já realizou neste ano 133 aplicações de inseticida Ultra Baixo Volume (UBV), o popular fumacê, no combate à dengue. Dois veículos auxiliam o município nesta tarefa, sendo um próprio e outro do Governo do Estado. Já foram utilizados 125 litros de produto no combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti e atingidas quase 1 mil ruas com as aplicações realizadas. O fumacê segue uma rota no entorno das residências de pacientes positivos para dengue.

O UBV é uma estratégia para combater os mosquitos adultos. A diferença entre o veículo do Estado e o do Município está na capacidade de aplicação do inseticida. Enquanto o equipamento municipal realiza os bloqueios em áreas de até 150 metros, o do Estado efetua a aplicação em áreas acima dos 150 metros.

"O Município adquiriu mais um equipamento para reforçar a aplicação de inseticida na cidade. Ele vai ser entregue em breve e será um grande reforço às equipes, pois teremos dois veículos com equipamentos para ampliar a cobertura de ruas. Apesar disso, o uso do fumacê é complementar. A melhor forma de combatermos a dengue é com a eliminação dos locais com água e depósitos, que muitas vezes passam despercebidos nos quintais”, destaca Lúcio Vieira, coordenador do Programa de Controle da Dengue de Itajaí.

A Secretaria de Saúde esclarece que o fumacê segue alguns critérios de aplicação para garantir maior eficiência. A atividade é realizada apenas no entorno de locais onde há pacientes confirmados até 14 dias do início dos sintomas. Essa medida é muito importante, pois o UBV não mata as larvas, apenas os mosquitos adultos - estes que poderão picar uma pessoa infectada e continuar transmitindo a doença. Além disso, a ação acontece em horários específicos: do amanhecer até as 9h e no entardecer até as 20h, momento em que os mosquitos Aedes aegypti estão mais ativos.

Combate à dengue

O trabalho contra a dengue em Itajaí segue em diferentes frentes de trabalho, com foco especial ao combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti. Neste ano, os agentes de endemias já realizaram quase 38 mil visitas domiciliares, quando inspecionam os quintais e eliminam possíveis criadouros, bem como conscientizam os moradores. Além disso, os agentes também atendem as denúncias feitas pela população. Com o apoio da Secretaria de Obras, ainda é realizada a limpeza de locais com entulhos e com risco para dengue. 

Imagens relacionadas

Saúde já aplicou fumacê contra dengue em quase mil ruas de Itajaí
Saúde já aplicou fumacê contra dengue em quase mil ruas de Itajaí
Saúde já aplicou fumacê contra dengue em quase mil ruas de Itajaí
Saúde já aplicou fumacê contra dengue em quase mil ruas de Itajaí
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024- Município de Itajaí