Vigilância Epidemiológica recolhe macaco encontrado morto no Brilhante

Morte de animal acende alerta para vacinação contra febre amarela
Data de inclusão: 03/02/2020 16:56

A Vigilância Epidemiológica de Itajaí, por meio da Gerência de Controle de Zoonoses, coletou nesta segunda-feira (03) amostras de um macaco encontrado morto na localidade do Brilhante, próximo ao Morro da Antena. O animal foi achado por trilheiros que comunicaram a Unidade Básica de Saúde do Brilhante. A morte acende novamente o alerta sobre a importância da vacinação contra febre amarela.

De acordo com o gerente de Controle de Zoonoses, Lúcio Vieira, o objetivo da coleta de amostras é confirmar se causa da morte do macaco foi febre amarela. Por isso, as amostras serão enviadas para análise. Os macacos são vítimas da doença e sinalizam a presença do vírus. O animal foi encontrado em um local de difícil acesso na localidade, em meio à mata.

“É muito importante comunicar à unidade de saúde do bairro ou ao Controle de Zoonoses sobre a morte de macacos para que sejam tomadas as medidas necessárias. Essa morte reforça a importância da vacinação, que é a única forma de prevenção ao vírus”, destaca o gerente Lúcio Vieira.

A Vigilância Epidemiológica de Itajaí já havia reforçado a vacinação contra febre amarela no interior do município, porém pessoas que não se vacinaram devem comparecer a unidade mais próxima para se imunizar. A comunidade em geral, de nove meses até 59 anos, também deve ser imunizada contra a doença. Crianças de quatro devem tomar um reforço e pessoas que fizeram uma dose antes dos cinco anos também precisam receber reforço da vacina.

Sala de vacina no CIS

A partir desta segunda-feira (03), o Centro Integrado de Saúde (CIS) contará com uma sala de vacina volante para atendimento no horário noturno. A sala ficará instalada junto ao Laboratório Municipal e vai funcionar das 19h às 21h30, de segunda a sexta-feira. O objetivo é atender a população que não consegue se imunizar em horário comercial nas unidades de saúde.

A sala do CIS vai ofertar vacinas para adultos e crianças, tais como Febre Amarela, Sarampo, Tétano, Meningite C, Hepatite B, entre outras. O Centro Integrado de Saúde fica na Avenida Adolfo Konder, 250, bairro São Vicente. Para se imunizar basta apresentar a caderneta de vacina ou documento de identidade.

Gerência de Controle de Zoonoses
(47) 3249-5571 ou (47) 9 9688-6670 (whatsapp)

Vigilância Epidemiológica recolhe macaco encontrado morto no Brilhante