Certificações da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil são entregues em Unidades de Saúde

Ministério da Saúde contemplou unidades do Cidade Nova II, Promorar e Itaipava
Data de inclusão: 12/09/2019 16:57

Itajaí tem motivos para se orgulhar em relação ao aleitamento materno. Na quarta-feira (11), as unidades básicas de saúde Cidade Nova II, Promorar e Itaipava receberam a certificação da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil. As placas do Ministério da Saúde foram entregues com a presença da secretária municipal de Saúde Sandra Regina Batista Ávila. Agora, o município contabiliza nove unidades de saúde certificadas pela Estratégia.

> Leia mais notícias sobre Saúde

O objetivo da certificação é qualificar o processo de trabalho dos profissionais da Atenção Básica, com reforço na promoção do aleitamento materno e da alimentação complementar saudável para crianças menores de dois anos. Em 2016, Itajaí foi o primeiro município de Santa Catarina a conquistar a certificação da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil. Na época, foram quatro certificações e mais duas em 2018.

Para receber o reconhecimento, a Secretaria Municipal de Saúde precisa realizar oficinas com as equipes de Estratégia Saúde da Família para qualificar as ações de promoção do aleitamento materno e da alimentação complementar saudável para crianças menores de dois anos de idade, além de aprimorar as competências e habilidades dos profissionais de saúde.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Ministério da Saúde do Brasil (MS) recomendam que a amamentação seja exclusiva nos primeiros seis meses de vida e complementada até dois anos de idade ou mais, com a introdução de alimentos sólidos/semissólidos de qualidade e em tempo oportuno, o que resulta em inúmeros benefícios para a saúde das crianças em todas as etapas da vida.

____________________________

Secretaria de Saúde de Itajaí