Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Shantala para bebês será oferecida nas unidades de saúde do município

Profissionais da Secretaria de Saúde encerram nesta sexta-feira (31) capacitação sobre a prática
Data de inclusão: 29/05/2019 16:42

As unidades de saúde e o Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde de Itajaí (CEPICS) passarão a oferecer uma nova técnica de massagem em bebês: a shantala. Nesta sexta-feira (31), ocorre a última aula do curso de capacitação sobre o assunto para profissionais da saúde do município. O encerramento será realizado, às 14h45, com uma aula prática no CEI Professora Rosana Aparecida De Souza, localizado na Rua Felipe Reiser, 650, bairro São João.

O curso de shantala é oferecido gratuitamente pela Secretaria de Saúde de Itajaí e faz parte da proposta de capacitação dos servidores em novas modalidades terapêuticas em Práticas Integrativas e Complementares. Ao todo, 25 servidores participam da capacitação.

Nos dias 15 e 24 deste mês, os servidores tiveram aulas teóricas sobre a técnica. Nesta sexta-feira (31), eles vão poder colocar em prática os benefícios da shantala diretamente com bebês. Após o curso, eles irão aplicar a técnica em suas unidades de saúde e multiplicar os conhecimentos com colegas e pacientes.

O que é a shantala?

A shantala é uma massagem milenar que as mães indianas faziam em seus bebês para ampliar os momentos de contato com o filho, fortalecendo o vínculo entre eles. Antes de ser uma técnica, ela é uma arte de dar e receber amor. A idade recomendada para a realização da shantala no bebê é a partir do primeiro mês até os cinco meses.

Os benefícios da técnica são relaxamento, bem-estar, melhora da respiração e do sono, melhora no funcionamento gastrointestinal, alívio e prevenção de cólicas, estimulação dos movimentos, além de auxiliar no desenvolvimento sensório-motor e no crescimento físico. A shantala ainda estimula a resistência imunológica e o autoconhecimento da criança, permitindo que os pais aprendam a linguagem corporal do bebê.

Além do curso de shantala, a Secretaria Municipal de Saúde também vai oferecer para os profissionais de saúde, nos próximos meses, os cursos gratuitos em Auriculoterapia, Aromoterapia e Florais de Bach. A intenção é que as práticas integrativas sejam cada vez mais utilizadas nas unidades de saúde como opção de recurso terapêutico. 

Imagens relacionadas

Shantala para bebês será oferecida nas unidades de saúde do município
Shantala para bebês será oferecida nas unidades de saúde do município
Shantala para bebês será oferecida nas unidades de saúde do município
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024- Município de Itajaí