Município participa de Sessão Especial em alusão à campanha Outubro Rosa

Prefeito em exercício e representantes de Secretarias municipais compareceram ao evento
Data de inclusão: 20/10/2017 11:41

O Município de Itajaí marcou presença, nesta quinta-feira (19), na Sessão Especial em alusão à campanha Outubro Rosa, promovida pela Câmara de Vereadores. O objetivo do evento era reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dos cânceres de mama e de colo do útero, além de conscientizar a população.

A sessão, presidida pela vereadora Dulce Amaral, teve a presença do prefeito em exercício, Marcelo Sodré, e de representantes das Secretarias Municipais de Itajaí. Durante o evento, os vereadores e o prefeito em exercício substituíram suas gravatas por outras cor-de-rosa, como ato simbólico para reforçar o compromisso dos homens com a iniciativa.

Durante o ato, também foi anunciado que o prefeito Volnei Morastoni determinou que as Secretarias de Urbanismo e de Administração, em conjunto com a Associação Amor Próprio, busquem um terreno para construção da Casa Rosa para a entidade. O prefeito em exercício, Marcelo Sodré, ressaltou que o município é parceiro nas iniciativas para acolher as mulheres que estão em tratamento contra o câncer e parabenizou as entidades presentes pelo trabalho.

“Precisamos dos tratamentos quimioterápicos e todos os avanços que a tecnologia possa nos trazer para melhorar a cura, mas se nós não tivermos uma força interna grande ou alguém, como as entidades que aqui estão, que nos ampare e nos ajude a adquirir e manter essa confiança, essa força, não é fácil a batalha e muitas vezes a luta fica em vão. Mas tenho certeza que existe muita solidariedade em Itajaí e o prefeito já disse que vai escolher um terreno para construir um ambiente que possa receber todas as mulheres que precisarem”, pontuou Sodré.

O evento teve ainda depoimentos emocionados e momentos de reflexão. Além disso, foi apresentado um vídeo que demonstra a luta das vítimas de câncer de mama e das voluntárias das associações que trabalham com a prevenção e combate à doença. As mulheres presentes foram homenageadas pelo Coral da Câmara e pelo coral das voluntárias da Associação Amor Próprio. Também participaram da Sessão Especial as entidades Rede Feminina de Combate ao Câncer e Associação Câncer com Alegria.

Ampliar a prevenção

A representante da Secretaria Municipal de Saúde, Mirela Corrêa, fez uma fala na sessão e lembrou os dados sobre o câncer no Brasil: a estimativa é que sejam diagnosticados cerca de 600 mil casos de câncer entre 2016 e 2017, sendo que 57.960 serão de mama. A região Sul do país é que a tem a maior incidência de câncer de mama: 74,30 casos a cada 100 mil habitantes. Já o câncer de colo do útero deve ter aproximadamente 33 mil casos diagnosticados no Brasil nesse mesmo período.

“Em Itajaí, em 2016, nós perdemos 22 mulheres por câncer de mama, e tivemos 81 notificadas. Em 2017, já perdemos 16 mulheres para o câncer, sendo que a mais nova tinha 42 anos e a mais velha 93. Estamos perdendo as nossas matriarcas por uma doença que tem bom prognóstico, se diagnosticado precocemente”, alertou Mirela.

A profissional destacou que para melhorar esse cenário é preciso conscientizar as mulheres a cuidar da sua saúde e, para isso, os servidores da Secretaria de Saúde estão à disposição nas unidades de saúde. “Até 30 de setembro deste ano foram coletados 7.533 preventivos e realizadas 4.661 mamografias. Porém, o Ministério da Saúde nos diz que teríamos que fazer três vezes mais. Por isso, a mensagem que deixo é que estamos com vocês, mulheres. Os profissionais estão esperando vocês nas unidades para fazer esses exames”, afirmou.

Neste sábado, a Secretaria de Saúde promove o Dia D de Prevenção da campanha Outubro Rosa. Todas as unidades de saúde estarão abertas, das 8h às 12h e das 13h às 17h, para realização de exames preventivos, exame das mamas e solicitações de mamografia de rastreamento para mulheres com idade entre 50 e 69 anos ou de mamografia diagnóstica. Também será ofertada a vacina contra o HPV para meninos e meninas, além de sessão de maquiagem para as mulheres que forem às unidades.

Maikeli Alves

Município participa de Sessão Especial em alusão à campanha Outubro Rosa