1ª Conferência Municipal de Saúde das Mulheres reúne cerca de 120 pessoas

Durante o evento foram debatidos quatro eixos temáticos para melhoria do atendimento no município
Data de inclusão: 18/05/2017 14:19

Para discutir e definir propostas de melhoria da saúde das mulheres no município, cerca de 120 pessoas se reuniram na quarta-feira (17) para participar da 1ª Conferência Municipal de Saúde das Mulheres. O evento foi promovido pela Secretaria de Saúde de Itajaí com apoio do Conselho Municipal de Saúde. No final do encontro, foram aprovadas 10 propostas para cada um dos quatro eixos temáticos debatidos, além de terem sido eleitos os delegados que irão representar a cidade na conferência estadual.

Para introduzir os debates, a farmacêutica e doutoranda em Farmácia, Noemia Liege Maria da Cunha Bernardo, fez um mergulho no tema central da conferência “Saúde das mulheres: Desafios para a integralidade com equidade”. A professora também comentou sobre os quatro eixos temáticos trabalhos e a importância da construção de propostas adequadas à realidade do município.

“De 2011 a 2017 tivemos uma lacuna nas discussões e a política de saúde para as mulheres voltou a ter foco na reprodução. Por isso, este momento de discussão sobre as políticas de saúde das mulheres, observando os eixos da integralidade e equidade, é importantíssimo. Temos que pensar em uma política onde se respeite desigual para desigual e igual para igual, além de fortalecer as políticas sociais”, afirmou Liege.

Construção coletiva

Após a palestra, os grupos de trabalho se dividiram conforme os eixos da conferência para iniciar as discussões. No eixo 1 sobre “O papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres” foram estipuladas propostas para criação de hortas comunitárias orgânicas, fortalecimento das ações de prevenção e educação em saúde relacionadas a doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti e o estímulo à participação social das mulheres em Conselhos Estaduais e Nacionais.

No eixo 2, sob o tema “O mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres”, os participantes elaboraram propostas para garantir a estabilidade estendida da mulher pós parto, passando de 6 meses para 1 ano com política de reinserção funcional, bem como a garantia do afastamento da mãe por períodos superiores a 8 meses em caso de bebês prematuros e bebês com deficiência. Outro ponto apresentado é a ampliação da licença paternidade, ou da companheira(o) da gestante, a fim de auxiliar no puerpério para 30 dias.

Já no eixo 3, que abordou as “Vulnerabilidades e equidade na vida e na saúde das mulheres”, foi proposto o fortalecimento da parceria intersetorial entre as secretarias da Educação e Saúde, em ações como o Programa Saúde na Escola, sobre diferentes tipos de violência, além da formação dos profissionais de saúde sobre os recortes raciais e étnicos da sociedade.

O eixo 4 sobre “Políticas públicas para as mulheres e a participação social” teve como resultado propostas para promover as políticas públicas voltadas à saúde que intervém nas especificidades das mulheres negras e imigrantes, a viabilização do atendimento no terceiro turno (após às 19h) das unidades de saúde (pólos) para atender as mulheres trabalhadoras.

Para a coordenadora geral da 1ª Conferência de Saúde das Mulheres de Itajaí, Maria Paulina da Silva, o resultado do evento superou as expectativas em termos de público, palestra, estrutura e organização. “Tivemos também a apresentação de propostas bastante pertinentes e que poderão ter um impacto muito positivo na saúde das mulheres do município”, pontua.

Confira os delegados eleitos para representar o município na Conferência Estadual de Saúde das Mulheres, que deve ocorrer nos dias 13 e 14 de junho de 2017:

Usuários: Maristela Koche Riguero, Graziela Cristina Gonçalves, Simone Caldas, Regina de Jesus Almeida, Alexandra Gonçalves Camboriú e Irinéia Aparecida dos Santos; Suplentes: Milena Nicolau, Cirlene de Almeida Krammel, Marlete de Conceição, Silvia Garcia e Paulo Roberto Schlemper.

Trabalhadores de saúde: Leide Daiana Caetano, Caroline Camilo de Castro e Larissa Kobarg Cercal Patrianova; Suplentes: Marlene Kertzendorf, Andressa Maria Vieiro e Ana Cristina Reiser.

Gestão e prestadores de serviços: Maria Paulina da Silva, Josete Daniela Machado da Silva e Christiane Lazzaris A. de Brito; Suplentes: Scharline Trevisol, Aline Patricia Silveira de Freitas, Leslie Kobarg Cercal Patrinova.

Secretaria de Saúde de Itajaí

Maikeli Alves