Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

UBS Cidade Nova I promove Dia D do Novembro Azul

Unidade abre ao público neste sábado das 08 às 13h
Data de inclusão: 26/11/2015 17:14

Novembro é o mês dedicado à conscientização da população masculina com os cuidados necessários à sua saúde, qualidade de vida e bem estar. Por isso, neste sábado (28), a Unidade Básica de Saúde Cidade Nova I promove o Dia D do Novembro Azul.

Entre 08 e 13 horas, a Unidade de Saúde estará aberta para receber os interessados em fazer o exame preventivo contra o câncer de próstata e também irá oferecer vacina contra a hepatite B e tétano.

A ação é vinculada à equipe da Estratégia Saúde da Família do Cidade Nova I, que tem na coordenação da enfermeira Andrezza Nicolau e o médico clínico geral da UBS, Dr. Tiago Pandolfo.

Nas Unidades da Rede Municipal de Saúde de Itajaí, este mês, as equipes da Estratégia Saúde da Família desenvolvem atividades com os grupos de trabalho já existentes nas salas de espera e também em outros espaços da comunidade em que está inserida. “A intenção é sensibilizar e conscientizar o público masculino quanto à importância da promoção e prevenção de sua saúde”, reforça a responsável pela área da Saúde do Homem na Secretaria de Saúde, Analu Rampelotti.

A ação destaca a necessidade de atenção quanto ao Câncer de Próstata, o segundo tipo mais incidente entre homens no mundo e o principal câncer a atingir os homens no Brasil, excluindo-se os casos de pele não melanoma, com cerca de 69 mil casos detectados ao ano. No entanto, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a detecção da doença em estágios iniciais aumenta em 90% as chances de cura.


Saúde do Homem é mais do que o Câncer de Próstata

De acordo com Analu Rampelotti, o Ministério da Saúde estabelece que o Novembro Azul deve destacar não apenas o Câncer de Próstata, mas a necessidade de conscientizar os homens para outros fatores que afetam a qualidade de sua saúde, como riscos cardiovasculares, causas externas (acidentes de transito, violências, entre outros), câncer de forma geral e tabagismo.

Ela cita que, para o Ministério da Saúde, a “Saúde do Homem” contempla a população masculina dos 20 aos 59 anos. E neste público, a estatística de mortalidade traz, em primeiro lugar, as chamadas “causas externas” (acidentes e violência). Em segundo lugar estão as doenças do aparelho circulatório e em terceiro lugar e na terceira colocação, está o câncer de próstata.

Já na chamada “Saúde do Idoso”, que contempla a população a partir dos 60 anos, o câncer de próstata preocupa muito mais, “pois é considerado uma patologia da terceira idade, visto que três quartos dos casos ocorrem nos homens com idade a partir dos 65 anos”, acrescenta a responsável pela área da Saúde do Homem da Secretaria de Saúde.


Itajaí

Em Itajaí, a porta de entrada para os homens na rede pública de saúde para a população masculina se dá, assim como nas outras populações assistidas, por meio das Unidades Básicas de Saúde.

O paciente é atendido, inicialmente, pelo clínico geral, que solicita o exame preventivo de sangue para o câncer de próstata, chamado PSA (uma proteína encontrada no sangue que é específica da próstata). Se houver alguma alteração neste exame, o clínico geral encaminha o paciente para um médico especialista na área, o urologista – atualmente, há três na rede municipal. Será este profissional que irá partir para uma investigação mais aprofundada do caso e aplicará o devido tratamento.


--------------------------------- 

Informações adicionais:

UBS Cidade Nova I – Enfermeira Andrezza Nicolau

(47) 3908-5735

www.saude.itajai.sc.gov.br

Imagens relacionadas

UBS Cidade Nova I promove Dia D do Novembro Azul
UBS Cidade Nova I promove Dia D do Novembro Azul
UBS Cidade Nova I promove Dia D do Novembro Azul
UBS Cidade Nova I promove Dia D do Novembro Azul
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024- Município de Itajaí