Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Pedágio abre o Outubro Rosa em Itajaí

Secretaria de Saúde terá ações assistenciais e educativas durante o mês
Data de inclusão: 30/09/2015 11:52

Um pedágio em cinco diferentes pontos da cidade abre, na manhã desta quinta-feira (1º), a programação do Outubro Rosa em Itajaí. Durante todo o mês, ações assistenciais e educativas vão ser desenvolvidas na Rede Municipal de Saúde com o objetivo de chamar a atenção das itajaienses para o cuidado e atenção que devem ter com a sua saúde, especialmente em relação à prevenção e combate do câncer de mama e do câncer de colo de útero. O Outubro Rosa é um movimento internacional que busca a mobilização da sociedade nas questões relativas ao câncer de mama.

O pedágio está programado para ocorrer entre as 09 e 12 horas, nos seguintes pontos do município:
- Avenida Campos Novos (semáforo do Supermercado Campos Novos);
- Avenida Reinaldo Schmithausen (semáforo próximo à Liquigas);
- Avenida Agílio Cunha (próximo ao semáforo do CAIC);
- Avenida Marcos Konder (semáforo do CRESCEM);
- Avenida Sete de Setembro (semáforo próximo ao Supermercado Xande)

No local, profissionais da Secretaria de Saúde vão distribuir material informativo e educativo sobre o Outubro Rosa e lembrar as mulheres para que procurem a Unidade de Saúde mais próxima para obter mais informações e atualizar seus exames. Em caso de chuva, o pedágio será cancelado.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que o câncer de mama é o mais incidente na população feminina mundial e brasileira, excetuando-se os casos de câncer de pele não melanoma. “No entanto, a doença tem 95% de chance de cura quando diagnosticada cedo”, ressalta a supervisora de Saúde da Mulher da Secretaria de Saúde de Itajaí, enfermeira Zulmira Pezzini Paes.

Ações prosseguem

Ao longo do mês, todas as Unidades Básicas de Saúde de Itajaí vão desenvolver ações assistenciais e educativas específicas para as suas comunidades. As ações assistenciais envolvem a abertura de agenda para solicitação de mamografia para mulheres da faixa etária de 50 a 69 anos e a prevenção do câncer de colo de útero com a coleta do preventivo. Já as ações educativas envolvem orientações, rodas de conversa e distribuição de material impresso.

Além disso, a área da Saúde da Mulher da Secretaria de Saúde vai atender e desenvolver ações educativas em empresas durante o Outubro Rosa, com palestras e distribuição de material informativo. E neste ano, também será trabalhada a prevenção para as mulheres que atuam na própria Secretaria de Saúde, com a “Saúde Rosa”.

Dia D

O sábado, 17 de outubro, foi a data escolhida pela Secretaria de Saúde de Itajaí para o chamado “Dia D” da coleta de preventivo do câncer de colo de útero. Nesta data, unidades de Saúde estarão abertas para atendimento destinado às mulheres que trabalham durante a semana, a fim de que elas possam também ter a chance de receber a mesma assistência oferecida de segunda à sexta-feira nas unidades da Rede Municipal, com coleta de preventivo do câncer de colo de útero, exame clínico de mamas e solicitação de mamografia ou ultrassom, dependendo da necessidade e da faixa etária da paciente.

 

Câncer de Mama

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação anormal das células da mama, que forma um tumor maligno. Seu sintoma mais comum é o aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular, mas há tumores que são de consistência branda, globosos e bem definidos. Outros sinais de câncer de mama são edema cutâneo semelhante à casca de laranja; retração cutânea; dor, inversão do mamilo, hiperemia, descamação ou ulceração do mamilo; e secreção papilar, especialmente quando é unilateral e espontânea.

O câncer de mama é o mais incidente em mulheres, excetuando-se os casos de pele não melanoma, representando 25% do total de casos de câncer no mundo em 2012, com aproximadamente 1,7 milhão de casos novos naquele ano. É a quinta causa de morte por câncer em geral (522.000 óbitos) e a causa mais frequente de morte por câncer em mulheres.

No Brasil, excluídos os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama também é o mais incidente em mulheres de todas as regiões, exceto na região Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa a primeira posição. Para o ano de 2014 foram estimados 57.120 casos novos, que representam uma taxa de incidência de 56,1 casos por 100.000 mulheres.

Fonte: http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/acoes_programas/site/home/nobrasil/programa_controle_cancer_mama/


Câncer de Colo de Útero

O câncer do colo do útero é um tumor que se desenvolve a partir de alterações no colo do útero, que fica localizado no fundo da vagina. No início da doença pode aparecer sangramento vaginal, corrimento e dor na relação sexual.

Com aproximadamente 530 mil casos novos por ano no mundo, o câncer do colo do útero é o quarto tipo de câncer mais comum entre as mulheres, sendo responsável pelo óbito de 265 mil mulheres por ano.

No Brasil, em 2014, eram esperados 15.590 casos novos, com um risco estimado de 15,3 casos a cada 100 mil mulheres. Em 2012, esta neoplasia representou a terceira causa de morte por câncer em mulheres com óbitos, representando uma taxa de mortalidade ajustada para a população mundial de 4,72 óbitos para cada 100 mil mulheres.

Fonte: http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/acoes_programas/site/home/nobrasil/programa_nacional_controle_cancer_colo_utero/conceito_magnitude

 

Outubro Rosa

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama. A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org).

Fonte: http://www.outubrorosa.org.br/

 


---------------------------------

Informações adicionais

Secretaria de Saúde

Diretoria de Atenção à Saúde – Saúde da Mulher

(47) 3249-5584 

Imagens relacionadas

Pedágio abre o Outubro Rosa em Itajaí
Pedágio abre o Outubro Rosa em Itajaí
Pedágio abre o Outubro Rosa em Itajaí
Pedágio abre o Outubro Rosa em Itajaí
Pedágio abre o Outubro Rosa em Itajaí
Pedágio abre o Outubro Rosa em Itajaí
Pedágio abre o Outubro Rosa em Itajaí
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024- Município de Itajaí