Mil novas vagas de consulta por mês com clínico geral estão disponíveis para agendamento por aplicativo em Itajaí, a partir desta segunda-feira (24). As primeiras consultas disponíveis no aplicativo Conecta.í são para atendimento presencial já nesta quarta-feira (26). A funcionalidade está disponível para todos os cidadãos de Itajaí em 10 unidades de saúde da cidade e quer diminuir as filas de espera e melhorar o acesso dos cidadãos às consultas no SUS. A novidade é uma parceria entre as secretarias de Saúde e Tecnologia do Município de Itajaí.
“Nós temos cidadãos que têm dificuldade em marcar consultas, porque a sua rotina e compromissos dificulta que estejam nos horários de agendamentos nas unidades. Essa nova possibilidade por meio da tecnologia vem atender esse perfil e outros cidadãos que encontram dificuldade no atendimento de clínica geral”, explica o secretário municipal de Saúde, Emerson Roberto Duarte.
Para conseguir agendar sua consulta pelo aplicativo, o cidadão precisa ter baixado o Conecta.í em seu celular e estar cadastrado na plataforma Gov.br do Governo Federal. Com o acesso ao app, basta clicar no ícone Saúde e depois Minha Saúde e realizar o login na plataforma para identificar o cidadão. Depois, um menu irá mostrar as 10 unidades com atendimento disponível. O cidadão poderá escolher o local, o horário e a data da consulta para os sete dias seguintes. Não será permitida a marcação de consultas para o mesmo dia, os casos de urgência e emergência não são contemplados pelo aplicativo e os pacientes devem se dirigir às Unidade de Pronto Atendimento (UPAs). Caso o cidadão não esteja com o cadastro atualizado na base da Saúde do Município, ele terá que procurar a uma UBS para regularizar a situação e conseguir utilizar a ferramenta.
Nesta primeira etapa, 12 profissionais estarão disponíveis para o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Santa Regina, Rio Bonito, Centro-Vila, Votorantim, São Pedro, Praia Brava, São Vicente, Jardim Esperança e Promorar II, além da Unidade de Assistência Médica Especializada (UAME), junto ao Centro Integrado de Saúde (CIS).
“Entregamos mais uma solução tecnológica no Conecta.í que se consolida como uma versão digital do Município de Itajaí, disponível na palma da mão dos cidadãos. A possibilidade de marcar a própria consulta pode revolucionar nossa relação com os serviços públicos de saúde e melhorar nosso atendimento à população”, avalia o secretário municipal de Tecnologia, Murilo Allan Sodré de Souza.
A plataforma também permitirá o cancelamento da consulta em até 24 horas. Caso o cidadão falte à consulta agendada pelo aplicativo, ele ficará impedido de realizar novos agendamentos até comparecer na UBS para regularizar o cadastro.
Caso o módulo ainda não esteja disponível no Conectaí, atualize o aplicativo na loja de APP’s de seu smartphone.