O primeiro encontro presencial do Projeto PET-Saúde: Equidade reuniu na última terça-feira (11) todos os bolsistas selecionados, na Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Ao todo, foram 40 acadêmicos escolhidos nesta edição. A ação busca contribuir e fortalecer com a formação de profissionais nas áreas da saúde, ciências humanas e/ou sociais, através de atividades conjuntas entre profissionais, estudantes, professores, gestores e usuários.
O projeto é desenvolvido pelo Ministério da Saúde do Governo Federal, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), em parceria com o Ministério da Educação (MEC). Em Itajaí, o programa é realizado desde 2005 pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Univali.
O PET-Saúde: Equidade iniciou no dia 1º de maio e seguirá até o dia 30 de maio de 2026. O local de atuação dos participantes da iniciativa será na gestão da Secretaria Municipal de Saúde, na Diretoria de Vigilância Epidemiológica, em Unidades Básicas de Saúde e em Unidade Especializada em Saúde.
A equipe do projeto é composta por 01 coordenador, profissional da Secretaria Municipal de Saúde; bem como 10 docentes e 40 alunos das áreas da saúde, ciências humanas e/ou sociais da Univali. Além disso, integram a ação 10 preceptores, profissionais ativos na rede de atenção à saúde de Itajaí, e 01 orientador de serviço.
Sobre o Programa
Entre seus objetivos, o Pet-Saúde busca promover ações de educação pelo trabalho para a saúde que visam fortalecer o processo de integração ensino-serviço-comunidade, de forma articulada entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e as Instituições de Ensino Superior (IES). As ações de ensino-aprendizagem também objetivam promover o desenvolvimento de competências e habilidades voltadas à equidade de gênero, identidade de gênero, sexualidade, raça, etnia e pessoas com deficiências. O projeto busca ainda a valorização das trabalhadoras e futuros profissionais do SUS.