Mais de 200 profissionais enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem de Itajaí participaram da Semana da Enfermagem 2024. A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu encontros, palestras, homenagens e orientações, entre os dias 13 e 17 de maio. As ações tiveram como tema “Romper ‘bolhas’ no mundo atual para o resistir e o coexistir da Enfermagem”.
A Comissão de Ética de Enfermagem Itinerante abriu a programação na segunda-feira (13) e se fez presente também na terça (14) e sexta (17). O grupo fez visitas nas Unidades Básicas de Saúde (Cidade Nova II, Santa Regina, Nossa Senhora das Graças e São João I) e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do Centro Integrado de Saúde (CIS) e do Cordeiros, para orientar os profissionais acerca da ética em enfermagem.
Na quarta-feira (15), ocorreu o Encontro das Comissões de Ética de Enfermagem (CEE) da região para a troca de experiências e boas práticas, atualização sobre as atuais tendências da área e fortalecimento da colaboração entre os comitês. Ainda na quarta (15), iniciou o ciclo de palestras da Semana de Enfermagem gratuitas e voltadas à qualificação dos profissionais da área de enfermagem. Foram três apresentações para tratar da negligência, imprudência e imperícia; processo de enfermagem: registroe ética; e cenário atual da enfermagem.
Durante a quinta-feira (16), ocorreram mais três palestras sobre o ambulatório de feridas crônicas e agudas, Vila da Saúde e o impacto das tecnologias para o futuro da enfermagem. O dia também foi marcado pela homenagem aos profissionais de enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde de Itajaí por seus 25 anos dedicados à saúde pública.
Os celebrados na ocasião foram: a enfermeira Andrea Bethania Santos Bittencourt, da Diretoria de Vigilância Epidemiológica; a auxiliar de enfermagem Ana Maria Aparecida Mundel, da UPA Cordeiros; a auxiliar de enfermagem Ana Maria dos Santos, da Policlínica São João; a enfermeira Áurea Santangelo Reis, do Centro de Referência de Doenças Infecciosas (CEREDI); a auxiliar de enfermagem Cristiane Dezan, da auditoria da SMS; a técnica de enfermagem Débora dos Santos Rodrigues, da Diretoria de Regulação, Controle e Avaliação da SMS; o auxiliar de enfermagem Fábio José Pozzobon, do CEREDI; a auxiliar de enfermagem Janete Teresinha Schussler, da Farmácia Municipal de Itajaí; a enferemeira Leslie Kobarg Cercal Patrianova, da SMS; a enfermeira Lucilene Antunes do Amaral Groff, da UPA Cordeiros; a auxiliar de enfermagem Maria Cristina Evangelista, da UPA CIS; a enfermeira Maria Helena Galabarof Toth, da UPA CIS; a auxiliar de enfermagem Maria José de Lima Lessa, do Centro de Referência da Saúde da Criança e da Mulher (CRESCEM); a enfermeira Marina Uriarte Francisco Schauffert, da UPA Cordeiros; a auxiliar de enfermagem Patrícia dos Santos Leda Tinoco, da Diretoria de Regulação, Controle e Avaliação da SMS; e a enfermeira Sandra Regina Batista Ávila, do CAPS i.
"Os homenageados são pessoas que inspiram-me e trazem inspiração, referências de vida que protagonizaram sua missão em prol da saúde coletiva e da qualidade de vida. A enfermagem é um dos pilares essenciais na linha de frente da saúde, ao acolher usuários em suas demandas e favorecer cuidados tecno-centíficos, almejando o bem-estar. Felicitações a todos por sua dedicação e valiosa contribuição aos cidadãos, em cuidar e restabelecer a saúde", ressalta Leslie Kobarg Cercal Patrianova, RT de Enfermagem do município e uma das organizadoras da Semana da Enfermagem de Itajaí.
Sobre a Semana da Enfermagem
A Semana da Enfermagem foi instituída no dia 12 de maio de 1960 via decreto 48.202. A data se junta ao Dia do Enfermeiro e ao Dia Internacional da Enfermagem, celebrados também no dia 12 de maio desde 1938. Já o Dia do Auxiliar de Enfermagem é celebrado logo após, no dia 20 de maio.
As datas têm como objetivo pautar o cenário da profissão, os mais atuais conhecimentos da área e o reconhecimento da categoria, assim como promover ensino, contemplar experiências bem-sucedidas, conquistas e desafios, no movimento de integrar, interagir, discutir problemas e celebrar vitórias.