Itajaí adere ao Maio Laranja com programação de conscientização contra o abuso e exploração sexual infantojuvenil

Eventos abertos ao público, além daqueles voltados às crianças e adolescentes, estão na agenda
Data de inclusão: 02/05/2024 17:18

Em alusão à campanha do Maio Laranja, o Município de Itajaí irá promover uma programação inédita durante o mês para pautar o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. O slogan “Seu Silêncio Não Protege. Denuncie!” guiará o cronograma, que contará com debates, seminários, lançamentos e mais.

Instituído por meio da Lei Nº 14.432, de 3 de agosto de 2022, o Maio Laranja tem como objetivo conscientizar a comunidade em geral sobre os abusos sofridos pela população infanto-juvenil. “A programação também visa sensibilizar sobre o papel da família, Estado e sociedade na proteção das crianças e adolescentes”, afirma Thamara Mir, psicóloga da Secretaria de Saúde e coordenadora da Rede de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência de Itajaí (RAIPSV).

“Algumas ações ainda visam empoderar as crianças e adolescentes a pedir ajuda a alguém muito próximo e de sua confiança, inclusive na escola. Dar visibilidade à campanha diz mais sobre não estar sozinho e encorajar a denúncia”, pontua Luciana Rebelo, conselheira municipal de Educação.

De acordo com dados do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, foi notado um aumento de quase 70% nas violações sexuais contra crianças ou adolescentes registradas pelo Disque 100 no Brasil em 2023, em comparação com o mesmo período de 2022.

Thamara destaca que a divulgação ampliada dos canais de denúncia, assim como iniciativas de conscientização, tais como o Maio Laranja, podem ter contribuído para o aumento das denúncias. Entretanto, não se pode descartar a hipótese de que as violações e abusos contra crianças e adolescentes também vêm aumentando, apesar dos esforços na tentativa de combater tais violências, com avanços na legislação e nas políticas públicas voltadas à proteção da infância e juventude.

Os adultos, responsáveis e familiares podem se engajar na luta contra o abuso infantojuvenil oferecendo acolhimento à vítima e informação para prevenir abusos. “É importante ouvir, validar as inseguranças e medos das crianças e adolescentes, sem julgamentos ou receios. Com isso, teremos uma rede maior de apoio, devidamente capacitada para proteger nossas crianças e adolescentes”, completa a conselheira tutelar Graziela Eskelsen.

Em Itajaí, o Maio Laranja é realizado pela RAIPSV, por meio da Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação e Conselhos Tutelares, com apoio do Conselho Municipal de Educação (COMED), Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMI), Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção Itajaí (OAB/Itajaí) e Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

Confira a programação completa:

• 02 a 27 de maio

Concurso para escolha da melhor redação e painel com o tema: “Identificar para Enfrentar – combate a violência e exploração sexual de crianças e adolescentes”
Local: Unidades de ensino (escolas básicas municipais)
Público-alvo: crianças e adolescentes entre 06 a 14 anos estudantes da rede pública
Realização: RAIPSV, Conselhos Tutelares, Secretarias de Educação e da Saúde

• 14 de maio

Palestra educativa sobre o combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes
Local: Lar Fabiano de Cristo (avenida José Pereira Liberato, nº 1676, São João)
Público-alvo: crianças e adolescentes da instituição
Realização: Secretaria de Saúde e OAB (Projeto de Enfrentamento às Violências)

• 20 de maio