Dois novos ingressos forçados em imóveis com risco para dengue são realizados em Itajaí

Foram retirados mais de cinco caminhões de resíduos dos locais limpos nesta quarta-feira (17)
Data de inclusão: 17/04/2024 16:27

Nesta quarta-feira (17), o Município de Itajaí realizou dois novos ingressos forçados para limpar imóveis com risco de dengue na cidade. Ao todo, foram retirados mais de cinco caminhões de resíduos nos imóveis localizados nos bairros São Judas e São Vicente. A medida é extrema e acontece apenas em casos de acúmulo de materiais que aumentam as chances de proliferação do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue.

No bairro São Judas, foram retirados dois caminhões de materiais do imóvel, alguns destes com água parada e a presença de larvas. No local, há uma pequena casa de madeira onde reside um homem. No entanto, as equipes encontraram objetos descartados por outros moradores da região, como entulhos e restos de móveis.

“É muito importante que a população descarte corretamente seus resíduos. O acúmulo de materiais aumenta gravemente as chances de proliferação do mosquito transmissor da dengue e pode por em risco toda comunidade no entorno. Precisamos conscientizar a todos da necessidade de combater o Aedes Aegypti. O esforço tem que ser coletivo, cada morador deve fazer a sua parte no enfrentamento à dengue”, destaca Lúcio Vieira, coordenador do Programa de Controle da Dengue em Itajaí.

Já no bairro São Vicente, apenas no período da manhã, foram retirados três caminhões de resíduos do imóvel com risco. Devido a alta quantidade de materiais, as equipes realizaram a ação também na parte da tarde. A moradora do local, que sofre com transtorno de acumulação compulsiva, foi atendida pela assistência social da Secretaria Municipal de Saúde e encaminhada, com transporte e veículo do serviço, para atendimento no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II).

Com as ações desta quarta-feira (17), já são quatro atividades de ingresso forçado organizadas pela Sala de Situação de Combate à Dengue em 2024. Na última semana, o Município de Itajaí atuou na limpeza de dois imóveis nos bairros Cordeiros e São Vicente. A iniciativa é autorizada pelas leis 6.974/2018 e 13.301/2016, e tem apoio das Secretarias Municipais de Saúde, Obras e Segurança.

Situação da dengue na cidade

Atualmente, Itajaí registra 4.691 casos confirmados de dengue e 20 óbitos em decorrência da doença. Os bairros com maior transmissão da doença são: Cordeiros/Murta (1.767), Cidade Nova (542), São Vicente (470) e Barra do Rio/Imaruí (370). Acompanhe a situação da dengue em Itajaí pelo site dengue.itajai.sc.gov.br. Denúncias de possíveis focos do mosquito transmissor podem ser feitas pelo aplicativo Conecta.í.