A Secretaria de Saúde de Itajaí, através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, vai realizar um seminário sobre AIDS. O evento contará com diversas palestras e vai acontecer na próxima segunda-feira (04), entre 13h e 17h30, no auditório da Superintendência do Porto de Itajaí. A ação é aberta ao público e para participar basta se inscrever pelo formulário on-line disponível neste link.
As cinco palestras do seminário serão ministradas por psicólogos, médicos e enfermeiros da rede municipal. Além disso, o evento terá o relato de usuários que vivem com HIV, dados epidemiológicos sobre o vírus e formas de tratamento. O tema principal do evento é “O Combate à AIDS: um trabalho em rede”. A ação também é destinada aos profissionais de saúde e alusiva à campanha “Dezembro Vermelho”, considerado o mês nacional da luta contra a AIDS.
O objetivo do evento, que tem apoio da GSK, é conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico e sobre as maneiras de tratamento e prevenção. O seminário também busca informar a comunidade afetada pelo vírus sobre as alternativas que o Município oferece para tratamento, além de desconstruir estigmas sobre a AIDS.
“A intenção deste evento é discutir temas modernos e relevantes para o combate ao HIV/AIDS em nosso município, além de apresentar ao público as novas estratégias que permitem que as pessoas tenham qualidade de vida e envelheçam com HIV”, afirma a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Itajaí, Jamille Roepcke Cardoso.
Confira as palestras do seminário:
O papel da APS no cuidado das pessoas vivendo com HIV/AIDS
Palestrante: Médica infectologista e gerente médica GSK/ViiV, Eduarda Jardim
Acesso ao SUS: Relatos de usuárias HIV+
Palestrantes: Psicóloga Suziane Pereira e convidadas Michele Almeida e Ana Paula Barreto
Dados Epidemiológicos sobre HIV/AIDS em Itajaí
Palestrante: Enfermeira Jamille Cardoso
PREP: De alternativa à aliada na prevenção
Palestrante: Médico Paulo Roberto Rodrigues
HIV/AIDS: Desconstruindo estigmas
Palestrante: Psicóloga Maylise Brunetto