Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Itajaí é sede de eventos nacionais sobre Nutrição na Assistência Social

Atividades acontecem nesta quinta (21) e sexta-feira (22), na Univali
Data de inclusão: 20/09/2023 15:04

Nesta quinta (21) e sexta-feira (22), Itajaí vai receber três eventos de porte nacional sobre Nutrição na Assistência Social, voltados para a garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada e avanços na agenda de Alimentação e Nutrição no Sistema Único de Assistência Social (SUAS). As atividades são desenvolvidas pelo Coletivo de Nutricionistas no SUAS, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) e Universidade do Vale do Itajaí (Univali), local onde acontecem as atividades.

As ações que ocorrem nesta semana são: I Fórum Nacional de Nutricionistas na Assistência Social, I Mostra de Experiências de Alimentação e Nutrição no Sistema Único de Assistência Social e Conferência Livre Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional na Assistência Social.

As iniciativas são gratuitas e abertas a profissionais, gestores e acadêmicos das áreas de Nutrição, Serviço Social, Direito e outras áreas afins, além de pessoas interessadas na pauta do Direito Humano à Alimentação Adequada. As inscrições podem ser realizadas através deste link. A programação completa pode ser conferida no fim desta matéria.

I Fórum Nacional de Nutricionistas na Assistência Social

O I Fórum Nacional de Nutricionistas na Assistência Social acontece nesta quinta (21), das 8h30 às 12h. A ação vai reunir mais de 200 profissionais e gestores de 18 estados das áreas de Nutrição e Serviço Social. Na oportunidade, será realizada a Mesa Redonda “Assistência Social e Segurança Alimentar e Nutricional: Potencialidades e desafios”, que abordará a palestra “Segurança Alimentar e Nutricional no Brasil, a agenda atual e a potencialidade da atuação conjunta com a Assistência na resposta à violação do Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável”, com a Dra. Gisele Bortolini.

Além disso, será abordado o tema “A Assistência Social no Brasil, a agenda atual e a potencialidade da atuação na resposta à violação do Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável” com Kessia Oliveira da Silva, da Secretaria Nacional de Assistência Social do MDS. Representando o Coletivo de Nutricionistas do SUAS, Elinia da Silva Mateus Marsango, apresentará a palestra “Como a atuação articulada em nível municipal pode contribuir com a redução da insegurança alimentar e nutricional”. Também serão realizadas cinco oficinas temáticas simultâneas, que subsidiarão a elaboração e/ou contribuição em materiais oficiais do MDS e do CFN, a serem implantados em todo o país.

I Mostra de Experiências de Alimentação e Nutrição no Sistema Único de Assistência Social

A Mostra de Experiências de Alimentação e Nutrição também acontece nesta quinta-feira (21), das 14h às 18h. A iniciativa é uma oportunidade única de troca de experiências entre os municípios das diversas regiões do país. Ao todo, foram selecionados 12 trabalhos para apresentação oral e mais de 50 para exposição na forma de pôster. O Município de Itajaí teve seis trabalhos aprovados, sendo quatro desenvolvidos na Secretaria Municipal de Assistência Social e dois na Secretaria Municipal de Saúde.

A nutricionista Elinia da Silva Mateus Marsango, da Secretaria Municipal de Assistência Social de Itajaí, vai apresentar oralmente um compilado dos trabalhos “Intersetorialidade e cruzamento de Sistemas de Informação no Programa de Aquisição de Alimentos em Itajaí/SC”, “Educação Alimentar e Nutricional e Cesta do Programa de Aquisição de Alimentos como estratégia de prevenção à obesidade entre usuários da rede socioassistencial de Itajaí/SC” e “Intersetorialidade na Atenção às pessoas notificadas em desnutrição grave no Município de Itajaí/SC”.

Conferência Livre Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional na Assistência Social

Já a Conferência Livre Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional na Assistência Social será realizada na sexta-feira (22), das 13h às 18h. Essa conferência, de caráter deliberativo, faz parte do processo preparatório da 6ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (6ª CNSAN), onde serão deliberadas propostas e eleitos delegados que vão diretamente para a 6ª CNSAN. 

Imagens relacionadas

Itajaí é sede de eventos nacionais sobre Nutrição na Assistência Social

Arquivos Relacionados

Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024- Município de Itajaí