O Município de Itajaí oferece transporte gratuito para doação de sangue no Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc), em Blumenau. São realizadas duas viagens por mês e os interessados apenas precisam fazer o agendamento. O objetivo do projeto “Secretaria de Saúde Amiga do Hemosc” é incentivar e facilitar a doação de sangue, pois não há hemocentro em Itajaí.
Para cada viagem são agendados até 15 voluntários. Os próximos deslocamentos serão: 18/09, 03/10, 18/10, 01/11 e 14/11. O ponto de encontro para saída é em frente ao bloco administrativo do Centro Integrado de Saúde (CIS). A orientação é que os moradores cheguem às 7h45, pois a saída ocorre sempre às 8h. Antes da partida é oferecido um lanche para os doadores.
Os agendamentos ocorrem por telefone: no fixo (47) 3249-5500 ou por WhatsApp (47) 8805-2275. A Secretaria de Saúde reforça a importância de os moradores cumprirem com o agendamento, para evitar faltas no dia agendado e prejudicar a logística.
“A doação de sangue é um ato de amor e o hemocentro mais próximo fica em Blumenau. Por isso, decidimos começar com essa ação mensal, que tem tido bastante adesão dos moradores. Mas pedimos também que os voluntários realmente compareçam no dia agendado, pois quem desiste em cima da hora tira a vaga de outra pessoa”, comenta o diretor administrativo da Secretaria de Saúde, Luis Fernando Sanni.
Critérios para doação
- Ter idade entre 18 e 69 anos;
- O limite de idade para primeira doação é de 60 anos;
- Doadores com idade de 16 e 17 anos de idade são aceitos para doação mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal;
- Pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas);
- Estar alimentado. Fazer refeições leves e não gordurosas nas 4 horas que antecedem a doação;
- Não ter ingerido bebidas alcoólicas e nem ter feito uso de entorpecentes nas últimas 12 horas;
- Não estar gripado, resfriado ou em processo alérgico;
- Não ter tomado antibiótico nos últimos 15 dias;
- Ter repousado bem na noite antes da doação;
- O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo;
- Não ter se exposto ao risco de contrair o vírus da AIDS;
- Não ter feito tatuagem, piercing ou maquiagem definitiva (micropigmentação) nos últimos 12 meses. No caso de piercing na cavidade oral e/ou na região genital, aguardar 12 meses após a retirada;
- Não ter diabetes;
- Não estar grávida, nem com suspeita de gestação;
- Não estar amamentando, ao menos que o parto tenha ocorrido há mais de 12 meses;
- Apresentar documento de identidade com foto, emitido por órgão oficial: RG, carteira profissional, carteira de motorista etc.