Município de Itajaí realiza operação de abordagem, orientação e apoio das pessoas em situação de rua

Objetivo da ação é oferecer atendimentos sociais e de saúde, além de coibir ocorrências criminais
Data de inclusão: 24/01/2023 11:39

O Município de Itajaí, por meio das Secretarias de Segurança Pública, de Assistência Social e de Saúde, deu início nesta segunda-feira (23) à operação de abordagem, orientação e apoio das pessoas em situação de rua. Participam da força-tarefa a Guarda Municipal (GMI), Abordagem Social, Codetran, Consultório na Rua, Vigilância Sanitária e Polícia Militar. A iniciativa busca realizar uma abordagem humanitária com foco na redução de danos e na oferta de atendimentos sociais e de saúde necessários a essa população mais vulnerável, além de garantir a segurança e coibir crimes.

Os profissionais das forças de segurança, da Assistência Social e da Secretaria Municipal de Saúde percorrerão diversas ruas do município semanalmente, em dias e horários distintos. Durante a força-tarefa, a população em situação de vulnerabilidade social será abordada pelas equipes para receber orientações e os encaminhamentos necessários. No primeiro dia da ação, nesta segunda, 14 pessoas foram abordadas e duas delas receberam acolhimento da Secretaria Municipal de Assistência Social.

“Este trabalho integrado é muito importante para oferecer orientação e apoio às pessoas em situação de rua, além de preservar a ordem pública. Nosso maior objetivo é a abordagem social destes moradores, sempre com um viés comunitário e trabalho em parceria com os órgãos envolvidos para redução de danos e contra práticas higienistas”, explica o secretário de Segurança Pública interino, Marcelo Luiz Szynkaruk Junior. “Pretendemos que essa ação siga um cronograma periódico e seja aperfeiçoada a cada semana”, completa o secretário.

Na área da Assistência Social, as abordagens buscam direcionar os moradores que tiverem interesse para o serviço de referência especializado do Município (Centro POP), além de ofertar outros cuidados, como acolhimento na Casa de Passagem ou encaminhamento para os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) da cidade ou para comunidades terapêuticas. Em alguns casos, também é feito o contato com a família dos abordados afim de viabilizar a oportunidade de retorno para os seus municípios de origem.

Já na área da Saúde, as equipes do Consultório na Rua acompanharão o trabalho da operação para ofertar os atendimentos necessários às pessoas em situação de rua, bem como realizar encaminhamentos para os serviços do município e atuar na redução de danos. A Vigilância Sanitária também dará apoio à força-tarefa através de orientações sobre temas como alimentação e higiene.

Além dos atendimentos sociais e de saúde, as forças de segurança do município farão um trabalho de qualificação e verificação de pendências judiciais e criminais dos moradores em situação de rua, com o objetivo de coibir ocorrências criminais e garantir a segurança. A intenção é realizar uma abordagem comunitária e humanizada.