Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Município de Itajaí tem trabalho premiado no 3º Congresso Brasileiro Mame Bem

Projeto do Espaço Amamentar foi considerado o segundo melhor do evento
Data de inclusão: 21/11/2022 13:49

O Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Saúde, apresentou três trabalhos no 3º Congresso Brasileiro Mame Bem, realizado entre os dias 16 e 18 de novembro, em Belo Horizonte (MG). Na ocasião, o projeto do Espaço Amamentar Itajaí foi premiado como o segundo melhor trabalho científico do evento.

A enfermeira supervisora da saúde da criança da Diretoria de Atenção à Saúde (DAS) do Município, Camila Couto, foi a responsável por apresentar os três trabalhos no congresso. Ela relatou ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno que foram desenvolvidas na rede pública de saúde de Itajaí.

Espaço Amamentar é destaque

O resumo intitulado “Espaço Amamentar Itajaí – relato da organização do processo de trabalho de um serviço especializado em amamentação” foi premiado como o segundo melhor trabalho do evento. Inédito em âmbito nacional, o projeto é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, proposta pela Diretoria de Atenção à Saúde (DAS), por meio da Supervisão da Saúde da Criança e da Responsável pelo Serviço de Nutrição, na época a nutricionista Alessandra Monestel.

Inaugurado em maio deste ano junto ao Centro Integrado de Saúde (CIS), o Espaço Amamentar funciona de segunda a quinta-feira, das 7h às 18h, e sexta-feira, das 7h as 17h, e tem como missão auxiliar na melhora dos indicadores relacionados à amamentação e na redução da morbimortalidade infantil. O local conta com um ambulatório especializado, com agenda programada, no qual a enfermeira responsável presta orientações sobre amamentação e realiza os encaminhamentos necessários para as lactantes. Essas mulheres também contam com um espaço reservado para amamentar seus filhos ou tirar o leite.

“Receber menção honrosa por ser o segundo melhor trabalho científico apresentado no congresso foi uma grande alegria e reforça o trabalho de uma equipe alinhada e comprometida em promover, proteger e apoiar o aleitamento materno no SUS de Itajaí”, destaca a enfermeira Camila Couto.

Além deste trabalho, também foram apresentadas no congresso as capacitações promovidas no município: para enfermeiros sobre o manejo do aleitamento materno e para professores do berçário da Secretaria Municipal de Educação sobre a promoção do aleitamento materno nas creches.

Imagens relacionadas

Município de Itajaí tem trabalho premiado no 3º Congresso Brasileiro Mame Bem
Município de Itajaí tem trabalho premiado no 3º Congresso Brasileiro Mame Bem
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024- Município de Itajaí