Município de Itajaí divulga informativo sobre violência infantojuvenil

Documento destaca tipologia da violência, dados de casos e gravidade
Data de inclusão: 21/11/2022 11:48

O Município de Itajaí divulga o informativo epidemiológico de violência infantojuvenil de 2022. O documento, produzido pela equipe técnica da Vigilância das Violências da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, tem como objetivo dar visibilidade a este tipo de violência, revelando sua tipologia, quantidade de casos, gravidade, entre outras características.

> Clique aqui e confira o documento completo

O informativo destaca a violência sexual contra crianças e adolescentes como um problema de saúde pública e grave violação dos direitos humanos. Além disso, auxilia a compreender a tipologia da violência e todas as leis que contemplam o tema.

Conforme o informativo, no período de janeiro de 2020 a dezembro de 2021 foram notificados 107 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes residentes em Itajaí, o que corresponde a 7,35% do total de 1.456 situações notificadas no mesmo período para todos os grupos etários. Com relação à tipologia da violência, a prevalência é o estupro, com 63 notificações.

Outro ponto destacado é o local onde ocorre essa violência, com predominância na própria residência da criança. O documento traz ainda dados sobre faixa etária, raça/cor, grau de parentesco com a vítima, escolaridade, entre outros aspectos.

Denuncie

O Disque 100 é o Canal Nacional de Direitos Humanos para denunciar casos suspeitos de violência sexual contra crianças e adolescentes. Em casos de emergência é possível acionar a Polícia Militar (190), Guarda Municipal de Itajaí (153), Polícia Civil (181), Polícia Rodoviária Federal (191) e os Conselhos Tutelares de Itajaí pelos telefones das unidades do Centro (47 3349-6004), de Cordeiros (47 3241-2226) ou no plantão geral (47 99945-8674).