Seminário discute violência contra as mulheres e práticas com agressores

Evento integra a programação do Agosto Lilás
Data de inclusão: 29/08/2022 14:27

A Câmara de Vereadores de Itajaí recebeu na tarde de sexta-feira (26), o Seminário “Enfrentamento à violência de gênero e práticas com homens autores de violência”, evento alusivo ao Agosto Lilás, movimento de combate à violência doméstica. Foram quatro palestras que abordaram desde o histórico de opressão e violência contra as mulheres a masculinidades e práticas com agressores. O evento foi transmitido ao vivo e está disponível no link: https://youtu.be/DLN-2OF6i1Y

O seminário foi promovido pela Rede de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência de Itajaí (RAIPSV), através de parceria entre a Câmara, via Procuradoria Especial da Mulher e Escola do Legislativo Vereadora Maria Rosa Heleno Schulte,  a Secretaria Municipal de Saúde de Itajaí por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica e Fundação de Educação Profissional e Administração Pública de ltajaí (Feapi).

A primeira palestra da tarde teve como tema "Processos de judicialização da violência de gênero contra as mulheres e os usos de práticas alternativas de justiça”, com a Doutora em Ciências Sociais Thaís da Rosa Alves. Na sequência, o Mestre em História Cultural Rafael Luiz Maschio abordou o tema “As masculinidades e a violência contra as mulheres: um debate necessário”, com um histórico dos avanços das mulheres na garantia de direitos e as modificações provocadas nas masculinidades.

A terceira palestra, “Grupos Reflexivos para homens: a assistência social como lugar para as masculinidades”, foi proferida pelo Prof. Dr. em Psicologia David Thiago Cardoso. A palestra de encerramento, “Grupo Refletir - um olhar para os agressores”, trouxe a equipe técnica da Central de Penas e Medidas Alternativas (CPMA) da Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa, que atua no Fórum de Itajaí. As psicólogas Bruna Braun Stoeberl, Viviane Cristina Dal Ri Sam Marco e a assistente social Josilane de Mello Barbosa.

Durante o Seminário também foram exibidos os vídeos finalistas do concurso estudantil “Mulher segura, tarefa de todos”, realizado pela Câmara com alunos das redes pública e privada de Itajaí, no primeiro semestre deste ano. Também foi exibido o vídeo de apresentação do Sistema RAM - Rede de Apoio à Mulher, lançado recentemente pela Prefeitura de Itajaí.

Seminário discute violência contra as mulheres e práticas com agressores