Município de Itajaí promove ações de prevenção ao câncer durante o Outubro Rosa

Unidades de saúde irão intensificar a realização de exames preventivos e de mamas neste mês
Data de inclusão: 07/10/2021 16:35

Durante o mês da campanha de prevenção ao câncer de mama, o Outubro Rosa, o Município de Itajaí intensifica as ações preventivas e de conscientização sobre a saúde da mulher. No sábado (16), as unidades de saúde promoverão o Dia D com a realização de exames preventivos do colo do útero e avaliação das mamas. Além disso, a 2ª Conferência Municipal de Saúde da Mulher, que ocorrerá nos dias 27 e 29 de outubro, vai debater políticas públicas com a população.

“Durante este mês, a Secretaria de Saúde promove diversas ações de conscientização sobre os cuidados preventivos contra o câncer. Com a pandemia, muitas deixaram de fazer os exames regulares que são essenciais para o diagnóstico precoce de doenças como o câncer, aumentando as chances de cura”, ressalta Ana Tereza Canziani Pereira Boschi, supervisora da Saúde da Mulher de Itajaí.

Busca ativa de mulheres com exame em atraso

Com a intensificação das ações voltadas à saúde da mulher durante todo mês, a Secretaria de Saúde de Itajaí promove a busca ativa de mulheres cadastradas na rede pública, dentro da faixa etária recomendada (25 a 64 anos), que não realizaram o exame preventivo no último ano. O objetivo é garantir a realização do exame e ofertar o tratamento adequado, caso necessário.

Outra ação será a promoção de palestras on-line com profissionais de saúde com o intuito de orientar sobre a prevenção e combate ao câncer. O Município também vai divulgar vídeos educativos para a população sobre a importância dos exames preventivos do colo uterino e dos cuidados com as mamas.

Já no sábado (16), as unidades de saúde do município promoverão o Dia D para facilitar o acesso das mulheres e intensificar os cuidados preventivos. Serão realizadas consultas de saúde da mulher, exames preventivos do colo do útero e avaliação das mamas para pacientes previamente agendadas. O atendimento será das 8h às 17h, juntamente com a Campanha de Multivacinação. Caso seja necessário, os profissionais da saúde solicitarão exames complementares. O agendamento da consulta pode ser feito na unidade de saúde mais próxima.

Conferência Municipal de Saúde da Mulher

Em sua segunda edição, a Conferência Municipal de Saúde da Mulher tem como tema “Saúde das mulheres: um direito além do corpo”. O evento ocorre nos dias 27 e 29 de outubro, das 15h às 20h30, na Câmara de Vereadores de Itajaí no formato híbrido: presencial para representantes da sociedade e instituições convidadas e on-line para a participação popular.

Nesta edição, a conferência vai debater diversos eixos temáticos: trabalho, renda, moradia e participação política; direitos sexuais e reprodutivos; violência de gênero; saúde mental; LGBTQIA+; e raça e etnia. As inscrições para participar da conferência podem ser feitas clicando aqui.

Município de Itajaí promove ações de prevenção ao câncer durante o Outubro Rosa