Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Município de Itajaí promove ação no Dia Mundial de Combate à Raiva

Evento ocorre nesta terça-feira (28) no ginásio do bairro Jardim Esperança
Data de inclusão: 27/09/2021 17:25

Em alusão ao Dia Mundial de Combate à Raiva, a Secretaria Municipal da Saúde promoverá um evento de integração com a comunidade nesta terça-feira (28). A ação será realizada no Ginásio de Esportes Jucílio de Castro Fernandes, no bairro Jardim Esperança, das 8h às 17h. Toda a população pode participar das atividades educativas e de conscientização.

O objetivo da ação, realizada pela equipe da Gerência de Controle de Zoonoses, é reforçar sobre os cuidados necessários nos casos de mordeduras e a importância da vacinação contra raiva dos animais domésticos, pois essa doença é altamente letal, não havendo cura na maioria dos casos. O evento contará com jogos educativos, roleta de perguntas e respostas, exposição dos principais métodos de transmissão do vírus e um espaço apresentando os quatro ciclos de transmissão da raiva.

A região de Cordeiros foi escolhida para a ação por ser a localidade de Itajaí com maior incidência de mordedura - ao todo, foram notificados 131 casos na área neste ano. No município, de janeiro a setembro de 2021, o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) registra 810 notificações. Na maioria delas os animais foram passíveis de observação durante 10 dias para verificar a presença da raiva.

Sobre a data

Lembrado em 28 de setembro, o Dia Mundial de Combate à Raiva é uma homenagem a Louis Pasteur, responsável por produzir a primeira vacina contra a raiva. A zoonose é causada por um vírus e é transmitida pela mordida ou saliva de animais infectados. Os principais transmissores são animais mamíferos, em especial os cães e gatos por terem maior proximidade com o homem, com registros de quase 100% de letalidade, de acordo com o Ministério da Saúde. 

Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024- Município de Itajaí