Itajaí realiza oficina de prevenção de quedas para profissionais de saúde da rede municipal

Evento on-line é alusivo ao Dia Mundial de Prevenção de Quedas, lembrado em 24 de junho
Data de inclusão: 22/06/2021 16:55

A Secretaria da Saúde de Itajaí, por meio da Diretoria de Atenção à Saúde, promove uma oficina de prevenção de quedas em idosos. O evento on-line acontece pela plataforma Google Meet nesta quinta-feira (24), Dia Mundial de Prevenção de Quedas, das 10h às 11h30. A capacitação é direcionada aos profissionais de saúde da rede municipal.

A queda em idosos pode sinalizar o início de fragilidades da idade ou doenças agudas. De acordo com o Instituto Nacional de Ortopedia e Traumatologia, uma a cada três pessoas com mais de 65 anos podem sofrer uma queda. Além disso, um entre 20 idosos que sofreram uma queda tiveram uma fratura ou foram internados em função disso.

Em função desse cenário, o objetivo da oficina é ampliar o conhecimento técnico dos servidores da Secretaria de Saúde que atendem idosos para que possam compreender melhor o processo de envelhecimento e suas particularidades. “A intenção é que os profissionais da rede municipal de saúde possam replicar essas informações junto aos idosos, prevenindo quedas e promovendo ações de saúde”, destaca Carolina Torres Guazzelli, responsável pela supervisão da Saúde do Idoso em Itajaí.

Para participar da oficina e receber o certificado, é preciso preencher a ficha de inscrição no site https://docs.google.com/forms/d/11JBxmKrpqt3I12ARD--NUmMOj3UDR3K1qSB2__KjfYk/edit. É necessário acessar a sala de transmissão com 10 minutos de antecedência. A organização do evento tem apoio da Supervisão da Saúde do Idoso e da Educação Permanente em Saúde.

Confira algumas dicas para prevenir quedas em idosos:

TENHA CUIDADO COM:
Ambientes com pouca iluminação e pisos escorregadios;
Escadas sem corrimão e sinalização;
Andadores ou bengalas com ponteiras danificadas;
Obstáculos no caminho: animais, mesas, fios, tapetes, etc;
Banheiros sem barras de apoio;
Camas e cadeiras muito baixas e sem apoio par sentar e levantar.

FIQUE ATENTO:
Use sapatos com sola antiderrapante;
Dê preferência a calçados sem cadarço e fechados;
Quando utilizar calçado com cadarço, amarre antes de andar;
Substitua os chinelos que estão deformados ou estão muito frouxos;
Use uma calçadeira e sente-se para colocar seu sapato;
Evite sapatos altos e com sola lisa.