Secretaria Municipal de Saúde promove mutirão de ultrassonografia de mama

Ação atendeu mais 37 pacientes na segunda-feira (12)
Data de inclusão: 13/04/2021 10:55

A Secretaria Municipal de Saúde promoveu mais um mutirão de ultrassonografia de mama. A ação aconteceu na segunda-feira (12) e atendeu um total de 37 pacientes, sendo 34 ultrasonografias de mamas e três de outras incidências. O mutirão, que iniciou às 8h30 e encerrou às 18h, ocorreu no Ultrassom Móvel, no pátio do Centro Integrado de Saúde (CIS). O objetivo é agilizar o tempo de espera pelo exame e realizar o diagnóstico precoce do câncer e outras doenças.

“Com o mutirão o exame foi mais rápido, eu já havia pedido em dezembro do ano passado e agora foi possível fazer. Além de poder colocar mais pessoas na fila pra poder realizar o exame, sai tudo muito mais rápido”, afirmou a moradora do bairro Vila Operária, Ana Cristina da Silva.

Mesmo após ligar e confirmar duas vezes com cada paciente, houve 16 faltantes na ação. Com a parceria do Ultrassom Móvel, o laudo é emitido no ato do exame e três pacientes com diagnóstico fechado já foram encaminhadas para a realização da Punção Aspirativa por Agulha Fina (PAAF), além de um paciente encaminhado para a Unidade de Alta Complexidade Oncológica (UNACON), no Hospital Marieta Konder Bornhausen.

Os mutirões de ultrassonografia já atenderam cerca de 250 pacientes de Itajaí desde o mês de fevereiro de 2021. “Agendei tem três meses e estava esperando a ligação. Quando entraram em contato para vir ao mutirão, eu achei até melhor porque é mais rápido”, relatou a moradora do bairro São Vicente, Maria Elias de Brito Santiago.

Ao todo, ainda há 260 pacientes que aguardam em fila regulada para ultrassonografia de mama. O mutirão continuará nos dias 29 e 30 de abril, com o ultrassom móvel no CIS. Mais datas ainda serão firmadas a partir do mês de maio.

PAAFs
Nesta terça-feira (13), está ocorrendo um mutirão para realizar 13 Punções aspirativa por agulha fina de pacientes que já estavam em fila. A ação acontece junto ao Centro de Referência da Saúde da Criança e da Mulher (CRESCEM) até as 18h.

Secretaria Municipal de Saúde promove mutirão de ultrassonografia de mama