Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Município de Itajaí discute a ampliação de leitos de UTI e enfermaria para a região

Intenção do Governo do Estado é ativar alas do Complexo Madre Teresa, no Hospital Marieta
Data de inclusão: 22/02/2021 17:35

O Município de Itajaí participou na tarde desta segunda-feira (22) de uma reunião virtual para alinhar a imediata ampliação dos leitos de UTI e de enfermaria de retaguarda para a região. O encontro on-line teve a participação de representantes do Governo do Estado, Regional de Itajaí, Hospital Marieta Konder Bornhausen e Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (Amfri). O objetivo foi verificar a viabilidade da ativação de novos leitos de UTI no Complexo Madre Teresa, ala em construção do Hospital Marieta, em função do agravamento da pandemia em Santa Catarina.

> Leia mais notícias sobre Coronavírus

Na reunião on-line, a Superintendência de Regulação de Santa Catarina alertou sobre o alto índice de ocupação hospitalar no estado, que era de 93% o domingo (21). Conforme o órgão, o cenário para as próximas semanas é preocupante e todos os esforços estão sendo concentrados para ampliação dos leitos em todas as regiões de SC. Na Foz do Rio Itajaí, a ocupação dos leitos COVID-19 nos hospitais era de 91,92% no domingo.

O Hospital Marieta ficou responsável por analisar a situação da nova ala e informar ao Governo do Estado a possibilidade de ativação dos leitos no complexo com brevidade. O Município de Itajaí também já está adotando medidas de enfrentamento em toda rede pública e se colocou a disposição para auxiliar na implantação dos novos leitos.

Outra cobrança feita ao Estado pelo Município foi em relação aos leitos de enfermaria de retaguarda para dar suporte aos hospitais e evitar a sobrecarga. A Superintendência de Regulação Estadual se comprometeu a buscar mais leitos clínicos fora da região e a Amfri a identificar mais leitos nos hospitais da Foz do Rio Itajaí. O Município de Itajaí ainda sugeriu a efetivação de uma parceria entre Estado e Laboratório da Univali para agilizar os resultados de exames de coronavírus.

“A Secretaria de Saúde já está monitorando o agravamento da pandemia no Estado e adotando medidas para esse enfrentamento, como a reorganização dos nossos serviços, a potencialização do Centro de Triagem para realização de exames de coronavírus, ampliação do monitoramento dos pacientes positivos e negativos sintomáticos, e o abastecimento de insumos e equipamentos para esse combate. Nessa reunião, rediscutimos a possibilidade de abertura de novos leitos de UTI e estamos nos organizando para proteção da comunidade”, afirma o secretário de Saúde de Itajaí, Emerson Duarte.

Live coronavírus

Nesta quarta-feira (24), o Município de Itajaí realiza uma live para repassar informações sobre a pandemia de coronavírus e as ações de enfrentamento adotadas na cidade. A transmissão ao vivo ocorre às 18h no Facebook da Prefeitura de Itajaí. 

Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2021- Município de Itajaí