Itajaí ultrapassa a marca de 100 mil exames de coronavírus realizados

Testes foram feitos pela Secretaria Municipal de Saúde e laboratórios privados
Data de inclusão: 19/02/2021 11:39

O Município de Itajaí chegou aos 100.324 exames de coronavírus (COVID-19) nesta quinta-feira (18). Os números divulgados no Boletim Epidemiológico Coronavírus 372 somam os testes feitos pela Secretaria Municipal de Saúde e por laboratórios privados. O Município também é um dos que mais testa entre as principais cidades de Santa Catarina, em 11 meses de pandemia, Itajaí realizou, na média, um teste para cada dois habitantes.

O investimento em testes segue o protocolo orientado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Do total de testes realizados na cidade, 15.816 foram positivados com o vírus, o que revela uma marca de 84,23% de exames negativos. A taxa de curados em Itajaí está em 91,9%.

Outro dado positivo é número de imunizados em Itajaí. Até a manhã desta sexta-feira (19), foram vacinadas 3.681 pessoas. Foram aplicadas 4.367 doses, sendo 2.924 da Coronavac/SINOVAC e 1.443 da Osford/ASTRAZENECA. Até o momento 684 pessoas foram imunizadas com as duas doses da vacina, entre profissionais de saúde da linha de frente do COVID, idosos e deficientes institucionalizados.

Saiba mais sobre os testes
A rede pública de Itajaí oferece três tipos de testes aprovados pela Anvisa: RT-PCR e os testes rápidos e sorológicos. Os exames PCR são mais sensíveis para diagnóstico do coronavírus na fase aguda da doença e são feitos entre o 3º e 7º dia de sintomas. Já os testes rápidos e sorológicos são feitos, preferencialmente, no 10º dia, pois detectam os anticorpos produzidos pelo organismo. O tipo de exame que será realizado no paciente é indicado pelo médico, conforme avaliação e data de início dos sintomas.

Onde realizar o teste
Além de ofertar testes de coronavírus no Centro Integrado de Saúde (CIS), o Município de Itajaí também disponibiliza exames nas unidades básicas e no Centreventos. Caso o morador apresente sintomas da COVID-19, como febre, perda de olfato e paladar, tosse, coriza, entre outros, deve procurar atendimento médico no CIS ou na unidade de saúde mais próxima para receber tratamento e a indicação do teste pelo médico.

Também é possível realizar o agendamento do exame, com requisição médica em mãos, pelos telefones (47) 3247.9739 (ligações) e (47) 3249.5522 (somente Whatsapp).

Itajaí ultrapassa a marca de 100 mil exames de coronavírus realizados