Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

CEPICS oferece grupo terapêutico de Reflexoterapia

Ação ocorre às quartas-feiras, das 15h às 16h, com público limitado devido à pandemia
Data de inclusão: 05/02/2021 15:24

O Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CEPICS) de Itajaí deu início, neste mês, a um novo grupo de Auto Reflexoterapia. A prática terapêutica é oferecida todas as quartas-feiras, das 15h às 16h, e contribui para alívio de dores, eliminação de toxinas, redução de ansiedade, entre outros benefícios. Devido à pandemia, o grupo é realizado com número reduzido de pessoas e todos utilizam máscaras. Os interessados devem realizar agendamento no CEPICS.

O principal objetivo da Auto Reflexoterapia é aprimorar o conhecimento dos participantes sobre os pontos reflexos do corpo, localizados nos pés e nas mãos. Se associados aos estímulos corretos, esses pontos proporcionam sedação, tonificação e equilíbrio do corpo e das emoções.

As práticas integrativas e complementares desenvolvidas no CEPICS são gratuitas e ofertadas pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Os interessados em participar dos grupos devem agendar na recepção do CEPICS, localizado na Rua Rubens de Almeida, s/º, bairro Centro, atrás do Hospital Pequeno Anjo.

Reflexoterapia

A reflexoterapia é uma das práticas integrativas e complementares em saúde (PICS) oferecidas pelo SUS. Esta terapia restabelece o equilíbrio (homeostase) das funções orgânicas do ser humano, utilizando estímulos em áreas reflexas, como pés, mãos e orelhas. A técnica identifica os pontos que possuem algum bloqueio para conectar as energias e o organismo na sua totalidade.

Quando os microssistemas e pontos reflexos do corpo são estimulados e pressionados o paciente tem diversos benefícios como: auxílio na eliminação de toxinas, no alívio da dor crônica e aguda, diminuição da ansiedade, melhora do humor, profundo relaxamento, entre outros.

PICS

As PICS são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças. Também podem ser usadas como tratamentos paliativos em algumas doenças crônicas. Atualmente, o SUS oferece, de forma integral e gratuita, 29 procedimentos de PICS à população. Em Itajaí, estão disponíveis mais de 10 práticas terapêuticas no CEPICS e em algumas unidades de saúde.

____
Informações adicionais:
CEPICS
(47) 3908-6027 

Imagens relacionadas

CEPICS oferece grupo terapêutico de Reflexoterapia
CEPICS oferece grupo terapêutico de Reflexoterapia
CEPICS oferece grupo terapêutico de Reflexoterapia
CEPICS oferece grupo terapêutico de Reflexoterapia
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024- Município de Itajaí