Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Centro Terapêutico Especializado em Autismo começa a funcionar na próxima semana

Novas Unidades Básicas de Saúde também serão inauguradas
Data de inclusão: 14/08/2020 17:54

O Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Saúde, abre na próxima semana o Centro Terapêutico Especializado em Autismo (CTEA). Reivindicação antiga da comunidade, a unidade começa a funcionar na sexta-feira (21), no bairro São Vicente, para atendimento de pessoas com demandas relacionadas ao diagnóstico e terapias do Transtorno do Espectro Autista (TEA). O funcionamento do serviço será das 7h às 17h.

Desenvolvido pela Diretoria de Atenção à Saúde, o CTEA atenderá uma demanda reprimida do município para atendimento de pessoas com autismo ou em processo de diagnóstico. Atualmente, esse atendimento é referenciado para o Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual (CER II), da Univali, que atende toda a região da Amfri. O Centro Terapêutico de Itajaí contará com uma equipe multiprofissional, composta por psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, além de médicos clínico, psiquiatra e neurologista.

Os pacientes serão encaminhados pelas unidades básicas de saúde do município por meio do Sistema de Regulação da Secretaria de Saúde. O fluxo de atendimento seguirá os protocolos já existentes e as vagas disponíveis. O CTEA funcionará no antigo Pronto Atendimento do bairro São Vicente, na Rua Antônio Cirilo Dutra, 87, ao lado da Escola Básica Aníbal César.

Novas UBS

Na próxima sexta-feira (21), começam a atender ao público duas novas Unidades Básicas de Saúde. Uma delas é a UBS São Roque, localizada na rua Domingos Rampelotti, próximo à igreja católica, no loteamento São Roque, que atenderá esta comunidade com uma equipe de Atenção Básica. Os moradores da localidade terão à disposição médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem, entre outros profissionais. O horário de atendimento será das 7h às 17h.

A UBS Padre Agostinho Staehelin (São João II), que fica na rua Juca Cezário nº 89, bairro São João, também começa a atender a população na próxima sexta, das 7h às 19h. O serviço contará com uma equipe de Atenção Básica. Futuramente, ambas unidades básicas serão reformuladas para Estratégia de Saúde da Família.

“Estas novas unidades são reivindicações antigas da nossa comunidade e que facilitarão o acesso aos serviços de saúde, garantindo melhores condições de tratamento e atendimento, tanto para profissionais de saúde quanto para a população”, comenta o secretário de Saúde de Itajaí, Emerson Duarte.

Imagens relacionadas

Centro Terapêutico Especializado em Autismo começa a funcionar na próxima semana
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024- Município de Itajaí