Mais de três mil pessoas participam do Dia D de Vacinação contra o sarampo

Sábado (15) foi de bastante movimento nas unidades de saúde de Itajaí. Ao todo, foram aplicadas mais de cinco mil doses de vacinas
Data de inclusão: 16/02/2020 11:24

O Dia D de Vacinação contra o Sarampo movimentou as unidades básicas de saúde de Itajaí neste sábado (15). Ao todo, 3.309 pessoas compareceram aos postos para atualizar a caderneta de vacina e se proteger contra a doença. Desde o início da campanha de vacinação, no dia 10 de fevereiro, mais de 6,3 mil pessoas já compareceram às unidades para se imunizar.

Das 3.309 pessoas que foram até os postos neste sábado, 1.359 foram vacinadas contra o sarampo. Também foram aplicadas outras 3.654 doses de vacinas do calendário vacinal, como Febre Amarela, HPV, Hepatite B, Tétano, entre outras. Nos primeiros cinco dias de campanha contra o sarampo, o município já aplicou 2.112 doses da vacina.

“Neste Dia D de Vacinação tivemos um movimento superior às duas etapas anteriores da campanha seletiva contra o sarampo, que ocorreram em 2019. Esses números refletem o trabalho incansável das equipes de saúde do município para imunizar a população e mantê-la livre o sarampo”, ressalta o secretário de Saúde, Emerson Roberto Duarte.

Até o momento nenhum caso da doença foi registrado em Itajaí. A campanha de vacinação contra o sarampo segue até 13 de março em todos os postos de saúde. Devem se vacinar pessoas com idade entre seis meses e 49 anos que nunca se imunizaram.

Além das unidades, os itajaienses podem fazer a vacina à noite no Centro Integrado de Saúde (CIS), no bairro São Vicente. No complexo, foi instalada uma sala de vacina volante, junto ao Laboratório Municipal, que funciona das 19h às 21h30, de segunda a sexta-feira.

“A vacinação é a única forma de prevenção contra o sarampo. Por isso, quem não se vacinou precisa ficar atento e buscar uma unidade de saúde o quanto antes para se proteger. Neste sábado, vimos que a população procurou as unidades em função dos casos de sarampo que estão surgindo no país. É muito importante que todos estejam imunizados”, completa a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Juliana Gastmann de Oliveira.

Confira o esquema vacinal contra o sarampo:
- 06 meses de vida: dose zero
- 01 ano de idade: primeira dose