Operação Verão fiscaliza restaurantes, quiosques e ambulantes nas praias de Itajaí

Ação da Vigilância Sanitária visa garantir a qualidade e a segurança alimentar dos produtos e serviços oferecidos
Data de inclusão: 09/01/2020 17:40

A temporada de verão e as altas temperaturas intensificaram as ações de fiscalização nas praias pela Vigilância Sanitária de Itajaí. As equipes de fiscais da Secretaria de Saúde já estão abordando vendedores ambulantes, quiosques, bares e restaurantes da orla de todo município. A ação vai se estender durante toda a temporada (até 1º de março), diariamente, de segunda a domingo. O objetivo é garantir proteção à saúde de moradores e turistas que frequentam as praias da cidade, além de atestar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos.

Cerca de 20 fiscais sanitaristas irão, alternadamente, verificar se os estabelecimentos e profissionais nas praias da Atalaia, Cabeçudas, Brava e também no Molhe estão observando as normas higiênicas e sanitárias que evitam contaminações, transmissão de viroses e surtos de doenças provocadas por alimentos, entre outros problemas. Também é exigida a apresentação da carteira de saúde de quem manipula alimentos, que é fornecida gratuitamente pela Secretaria Municipal de Saúde.

Quem estiver com a situação irregular pode ser punido com um auto de infração, multa, descarte dos alimentos e até interdição, caso seja necessário. Para casos menos graves, a equipe vai estipular prazo para adequação das inconformidades. Além disso, a operação também é educativa e vai prestar orientações aos comerciantes e à comunidade para que se previna das contaminações comuns nesta época do ano.

Os ambulantes e estabelecimentos cadastrados têm os produtos autorizados pela Vigilância Sanitária, garantindo a segurança alimentar dos consumidores. “Moradores e turistas também devem ficar atentos aos locais frequentados nas praias, observando a higiene e verificando o alvará sanitário”, orienta a diretora da Vigilância Sanitária de Itajaí, Christiane Lazzaris.

A população pode denunciar irregularidades à Diretoria de Vigilância Sanitária. O contato deve ser feito pelo telefone (47) 3908-5036 ou pela Ouvidoria da Prefeitura através do número 0800-646-4040.

Previna-se:

. Evite tomar banho em praias com água imprópria ou rios e córregos poluídos.
. Só consuma alimentos em lugares onde a procedência é segura e que tenham alvará sanitário.
. Evite petiscos de ambulantes e de quiosques sem higiene adequada – repare se os profissionais usam luvas, toucas e também na forma como a louça é armazenada.
. Você pode levar seu lanche de casa, mas garanta que ele estará bem protegido e refrigerado.
. Cuidado com a ingestão de “raspadinhas”, “sacolés”, picolés artesanais, sucos e água de procedência desconhecida, pois eles podem ter sido preparados com água ou gelo contaminado e sem a higiene necessária.
. Lave as mãos com água limpa e sabão, principalmente após ir ao banheiro, antes de preparar a refeição ou se alimentar e depois do banho de mar.
. Lembre-se de higienizar os talheres na praia e sempre lave a latinha de cerveja ou de refrigerante antes de beber.
. Beba bastante água para evitar a desidratação.

____
Secretaria de Saúde de Itajaí