Campanha “21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher” encerra com resultados positivos

Iniciativa está confirmada para o próximo ano
Data de inclusão: 12/12/2019 17:27

A Rede de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência de Itajaí realizou a campanha “21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher” do dia 20 de novembro a 10 de dezembro. A ação faz parte de uma mobilização global para sensibilizar e combater a violência contra mulheres e meninas.

> Leia mais notícias sobre Saúde

As atividades iniciaram com o II Seminário sobre Saúde da População Negra, organizado pela Secretaria de Saúde, com apoio do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, e destinado aos profissionais de saúde, estudantes e comunidade em geral.

Além dessa, outras ações foram realizadas durante os 21 dias. Entre elas treinamentos para profissionais da Atenção Básica e de Urgência e Emergência e cine debates sobre a violência contra mulher nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) do município.

A programação teve ainda um passeio ciclístico pelo fim da violência contra mulher organizado pela Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, e com apoio da Bike Anjo Itajaí. Outra atração foi o espetáculo Índice 22, da Téspis Cia de Teatro, que abordou a temática da violência. Em todas as ações da campanha, foram distribuídos folders de orientação sobre como denunciar casos de violência para os participantes.

Thamara Garcia Del Mir, coordenadora da Rede de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência, relata que a iniciativa obteve resultados positivos. “É a primeira edição dessa campanha, mas já foi confirmado que será realizada novamente no próximo ano. O objetivo de levar à comunidade a reflexão sobre a violência contra a mulher foi atingido e de forma muito positiva”, afirma.