Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Itajaí registra menor taxa de casos de AIDS da década

Município saltou 51 posições no ranking das cidades com mais casos no país
Data de inclusão: 02/12/2019 18:34

Itajaí registrou a menor taxa de detecção de casos de HIV/AIDS da década. O resultado, divulgado no Boletim Epidemiológico 2019 do Ministério da Saúde, é reflexo do intenso trabalho de prevenção e tratamento de pacientes realizado pela rede de saúde da cidade. Itajaí caiu 51 posições no ranking dos 100 municípios do país com mais de 100.000 habitantes e reduziu em 12% a taxa de detecção de casos em relação ao ano anterior.

> Leia mais notícias sobre Saúde

Conforme o boletim epidemiológico, atualmente a cidade ocupa a 57ª posição na lista, com uma taxa de detecção de casos de AIDS de 55,8. No levantamento anterior, essa taxa era 63,6 e o município ocupava a 6ª posição do ranking. Essa é a primeira vez nos últimos dez anos que Itajaí consegue se distanciar dos 50 municípios do país com as maiores taxas de detecção de AIDS – nos últimos anos, a cidade vinha figurando entre as primeiras colocações.

“Esse é um dos melhores resultados que Itajaí já obteve no combate à AIDS desde a epidemia da doença nos anos 1980. O trabalho intenso do município demonstra que estamos conseguindo tratar adequadamente os pacientes com o vírus, reduzindo a carga viral e consequentemente a mortalidade”, destaca a enfermeira da Gerência de Vigilância em Saúde, Jacqueline Koch.

Os dados de mortalidade por AIDS também reduziram, segundo o boletim do Ministério da Saúde. A taxa de mortes na cidade passou de 23,3 para 19,5 por 100 mil habitantes neste ano. Outro dado positivo foi a diminuição do número de casos detectados, que foi de 105 em 2018 para 53 em 2019.

Outro dado positivo é que nos últimos dois anos Itajaí não teve registros de casos de transmissão vertical (da mãe para o bebê) de AIDS. Em função disso, o município é um dos únicos do Estado a solicitar ao Ministério da Saúde a certificação da eliminação da transmissão vertical da AIDS. O último caso registrado em crianças foi em 2017 da rede privada.

Ações preventivas

A melhora nos dados é fruto das ações coordenadas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, que tem intensificado o combate ao HIV/AIDS. Entre as medidas realizadas está a oferta massiva de testes rápidos para diagnóstico de infecções sexualmente transmissíveis nas unidades de saúde do município. Em 2017, a equipe aumentou em quase 190% a realização: foram feitos 26.830 testes rápidos contra 9.263 realizados em 2016.

No ano passado os números bateram recorde novamente. Foram realizados 57.421 testes rápidos de HIV/AIDS, Sífilis e Hepatites. Neste ano, até outubro, o município já fez 55.318 testagens. Além disso, a Vigilância Epidemiológica ampliou a distribuição de preservativos femininos e masculinos e géis lubrificantes. De janeiro de 2017 a outubro de 2019 foram entregues mais de um milhão de insumos de prevenção.

“O diagnostico precoce do HIV, através do teste rápido, faz com que o tratamento seja oportuno, evitando a evolução para a AIDS e outras comorbidades que podem levar o paciente à morte”, ressalta a enfermeira Jacqueline.

A equipe da Vigilância realiza ainda rodas de conversa e palestras de conscientização em empresas, escolas, órgãos públicos e entidades, promove capacitações para profissionais de saúde e orienta os profissionais do sexo sobre a doença. Itajaí também faz parte da Cooperação Interfederativa dos municípios prioritários de combate à AIDS, além de ter assinado a Declaração de Paris, se comprometendo a acelerar os esforços pelo fim da epidemia da doença.

Assistência ao paciente

As pessoas diagnosticadas com HIV/AIDS em Itajaí são encaminhadas para o Centro de Referência de Doenças Infecciosas (Ceredi). Os pacientes contam com atendimento de profissionais especialistas, como infectologista, pediatra, ginecologista, pneumologista, fisioterapeuta, entre outros. Além disso, o Ceredi distribui medicamentos antirretrovirais e oferece todo suporte psicológico. Atualmente, 2,6 mil pessoas soropositivas realizam tratamento mensalmente na unidade.

Outro serviço que passou a ser oferecido neste ano pelo Ceredi foi a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP). O método consiste no uso de uma pílula diária que impede o vírus causador da AIDS de infectar o organismo. Itajaí é uma das 14 cidades de Santa Catarina a oferecer a PrEP. Atualmente, 68 pessoas de grupos suscetíveis (gays e outros homens que fazem sexo com homens, pessoas trans, trabalhadores(as) do sexo e casais sorodiferentes) fazem o uso da medicação.

Histórico de Itajaí no ranking do HIV/AIDS:

2019 – 57ª
2018 – 6ª
2017 – 5ª
2016 – 4ª
2015 – 2ª
2014 – 19ª
2013 – 3ª da região Sul
2012 – 3ª da região Sul
2011 – 14ª
2010 – 7ª
2009 – 2ª 

Imagens relacionadas

Itajaí registra menor taxa de casos de AIDS da década
Itajaí registra menor taxa de casos de AIDS da década
Itajaí registra menor taxa de casos de AIDS da década
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024- Município de Itajaí