Município de Itajaí promove campanha pelo fim da violência contra mulher

Ações iniciam nesta quarta-feira (20) com seminário sobre saúde da população negra
Data de inclusão: 20/11/2019 14:19

A Rede de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência de Itajaí promove, a partir desta quarta-feira (20), a campanha “21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”. A ação faz parte de uma mobilização global para sensibilizar e combater a violência contra mulheres e meninas e segue até 10 de dezembro. No Município, a iniciativa começou nesta quarta com o II Seminário sobre Saúde da População Negra, que aborda racismo institucional, saúde da mulher negra e violência contra mulher.

O seminário foi organizado pela Secretaria de Saúde, com apoio do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, e destinado aos profissionais de saúde, estudantes e comunidade em geral. A ação, alusiva também ao Dia da Consciência Negra, ocorre no auditório da Prefeitura de Itajaí (Rua Alberto Werner, 100, Vila Operária). Cerca de 100 pessoas participam do evento.

A campanha, promovida pela Rede de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência, também vai oferecer um treinamento para profissionais da Atenção Básica e de Urgência e Emergência na quinta (21) e sexta-feira (22), em diversos horários. A capacitação abordará o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) e a Ficha Individual de Notificação de Violência Interpessoal e Autoprovocada.

Além disso, a mobilização terá, até dia 28 de novembro, cine debates sobre a violência contra mulher nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) do município.

Ainda no mês de novembro, dia 27, será realizado o workshop "Mulheres que Lutam. Polícia Civil por Elas" pela Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (Dpcami), na 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil em Itajaí. O evento é destinado a mulheres de Itajaí e região e ocorre das 14h às 18h.

A programação do mês de novembro finaliza com uma pedalada pelo fim da violência contra a mulher no dia 30. A ação é organizada pela Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, e tem apoio da Bike Anjo Itajaí. A saída para o pedal será do Centreventos, às 9h. Toda a população está convidada para participar, gratuitamente.

Outra atração da campanha é o espetáculo Índice 22, da Téspis Cia de Teatro, que aborda a temática da violência. A peça será apresentada gratuitamente no dia 6 de dezembro, às 15h, na Itajaí Residência Criativa, e é aberta à população. Após haverá uma roda de conversa sobre o tema. Em todas as ações da campanha, serão distribuídos folders de orientação sobre como denunciar casos de violência para os participantes.

Município de Itajaí promove campanha pelo fim da violência contra mulher