Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Começa campanha de vacinação contra o sarampo para adultos de 20 a 29 anos

Público-alvo deve procurar a unidade de saúde mais próxima para se imunizar até 30 de novembro
Data de inclusão: 18/11/2019 16:39

Adultos entre 20 e 29 anos devem se vacinar contra o sarampo a partir desta segunda-feira (18). A imunização faz parte da segunda etapa da campanha de vacinação seletiva contra a doença. O Dia D de vacinação será no último sábado de novembro (30), quando as unidades abrirão das 8h às 17h para imunizar a população e realizar testes rápidos para diagnóstico de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Juliana de Oliveira Gastmann, reforça que este é o público com a menor cobertura vacinal e o maior número de casos confirmados de sarampo. “É muito importante que todos procurem a unidade mais próxima para ficar protegidos. A vacina é a única forma de prevenção eficaz”, ressalta.

A Vigilância Epidemiológica esclarece que até 29 anos é necessário ter comprovadas na caderneta duas doses da vacina contra o sarampo. Já pessoas entre 30 e 49 anos precisam ter uma dose comprovada. Acima dessa idade, somente com recomendação médica. Os profissionais de saúde também devem ser imunizados com duas doses, independentemente da idade. Ao todo, o município precisa vacinar 2.390 pessoas de 25 a 29 anos.

Dia D

A Secretaria de Saúde também realiza o Dia D de vacinação no sábado (30) para àqueles moradores que não conseguem se imunizar durante a semana. Nesta data, todos os postos de saúde abrirão das 8h às 17h para aplicação de vacinas na população. Para se vacinar, basta comparecer a uma unidade de saúde com a caderneta de vacinação ou documento de identidade.

No sábado (30), as unidades de saúde também darão início à campanha de prevenção ao HIV/AIDS Dezembro Vermelho. As equipes vão realizar testagem rápida para diagnóstico de HIV/AIDS, Sífilis e Hepatites B e C. Também serão prestadas orientações sobre os cuidados com as ISTs e ofertados insumos para prevenção.

__________
Informações adicionais:
Secretaria de Saúde
(47) 3249-5509

Imagens relacionadas

Começa campanha de vacinação contra o sarampo para adultos de 20 a 29 anos
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024- Município de Itajaí