Município assina ordem de serviço para reforma e ampliação da Unidade de Saúde Bambuzal

Ato ocorreu na noite de quarta-feira (16) no salão comunitário do loteamento
Data de inclusão: 17/10/2019 15:38

O Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Saúde, assinou na quarta-feira (16) a ordem de serviço para dar início à reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde Bambuzal. O posto, que atualmente está localizado na sede do antigo Pronto Atendimento (PA) do São Vicente, ficará mais próximo da comunidade e com melhor infraestrutura. O investimento na obra é de aproximadamente R$ 402 mil e a previsão de conclusão é de seis meses.

> Leia mais notícias sobre Saúde

Participaram da assinatura da ordem de serviço o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, o secretário de Saúde, Emerson Duarte, o engenheiro e responsável fiscal da obra, Toni Roberto de Souza Filho, e o responsável pela empresa que venceu a licitação, a WTM Construções Civis, Walter Tomaz Mantau. A comunidade também compareceu ao ato e comemorou a obra.

“Estamos atendendo um pedido da população, trazendo o posto de saúde para mais perto dos moradores. Será uma unidade bem completa, que dará melhores condições para a equipe atender a comunidade”, destacou o prefeito Volnei Morastoni.

O novo posto de saúde será maior e contará com 176 metros quadrados de área útil. Serão três consultórios médicos/enfermagem, um consultório odontológico, um consultório de psicologia, um consultório ginecológico, sala de esterilização e expurgo, sala de triagem, sala de reunião para agentes comunitários de saúde, sala de medicação, sala de vacina, sala para coordenação e farmácia. O local terá ainda banheiros acessíveis, estacionamento e ampla recepção.

Moradora do Bambuzal há mais de 30 anos, a aposentada Leonora Boing Garcia, 78 anos, aprova a mudança da unidade de saúde. “Para mim ficará bem melhor, porque tenho dificuldade para andar e quando preciso de algum procedimento a unidade estará do lado de casa”, comemora.

O posto de saúde voltará a ficar localizado na rua São Joaquim, 399. A previsão é concluir a obra de reforma e ampliação da unidade em abril de 2020.

Novas obras

Além da assinatura da ordem de serviço, o prefeito Volnei Morastoni informou a comunidade sobre outras reivindicações nas áreas da educação, obras, urbanismo e saneamento. Entre elas: a ponte de ligação do Bambuzal com o São João, que está em fase de desapropriações; a obra na praça da comunidade, que está em processo de licitação; e as reformas dos Centros de Educação Infantil (CEI) Hercílio Bento e Leonidia dos Santos Vicente, também em andamento.

A Secretaria de Educação ainda anunciou o término da reforma da Escola Básica Mansueto Trés, em novembro deste ano, e a construção de um ginásio de esportes na unidade, que receberá investimento de mais de R$ 1 milhão.

Outro assunto questionado pela população foram as obras de esgoto do Serviço de Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura (Semasa), além da melhoria na infraestrutura das ruas do loteamento. Tanto o Semasa quanto a Secretaria de Obras informaram que os já pedidos estão em andamento.