Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Município implanta Ambulatório de Cirurgia Ginecológica para zerar fila de espera

Iniciativa da Secretaria de Saúde terá procedimentos uma vez por semana
Data de inclusão: 05/09/2019 10:15

Boa notícia para as mulheres de Itajaí. Nesta quarta-feira (04), a Secretaria Municipal de Saúde iniciou as cirurgias de pacientes que foram avaliadas no Ambulatório de Cirurgia Ginecológica. O objetivo do Ambulatório é triar e avaliar as pacientes para encaminhá-las à cirurgia, além de qualificar o atendimento nesta especialidade.

> Leia mais notícias sobre Saúde

O procedimento cirúrgico foi realizado no Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, parceiro da iniciativa. As cirurgias ocorrerão uma vez por semana, nas quartas-feiras.

Graziela Alves Bento, médica ginecologista e obstetra da Rede Municipal de Saúde, iniciou o processo de triagem da fila em fevereiro de 2019. Naquele período, havia mais de 600 mulheres na espera pelo procedimento. A ação foi feita junto ao Centro de Referência da Saúde da Criança e da Mulher (Crescem) e diversos casos foram solucionados no próprio local. O médico ginecologista e obstetra Luis Heineck de Souza se juntou à parceria recentemente e é o responsável médico pelas cirurgias que ocorrem no hospital.

A expectativa é acabar com a fila em até um ano e o número de cirurgias realizadas a cada semana dependerá da complexidade dos casos. Esta ação prevê uma parceria continua e duradoura entre Secretaria de Saúde e Hospital Marieta Konder Borhausen para as demandas que surgirão.

Antes do Ambulatório, as mulheres dependiam de mutirões ou eram enviadas as outras cidades para receberem atendimento, em uma fila de mais de quatro anos. Agora, as Unidades Básicas de Saúde devem continuar com o cadastro das pacientes no Sistema Nacional de Regulação (SISREG) e as mesmas serão chamadas pelo Crescem.

“A criação, funcionamento e efetividade deste ambulatório era um sonho que se tornou realidade. Sabemos que as mulheres enfrentam problemas diários que interferem na qualidade de vida quando necessitam de uma cirurgia deste tipo. Reiteramos nosso compromisso com a atenção integral da saúde das mulheres para que vivam suas vidas de forma plena como deve ser”, pontua Luciane d’Avila, enfermeira obstetra responsável pela Saúde da Mulher em Itajaí.

_________
Informações adicionais:
Secretaria de Saúde
(47) 3249-5500 

Imagens relacionadas

Município implanta Ambulatório de Cirurgia Ginecológica para zerar fila de espera
Município implanta Ambulatório de Cirurgia Ginecológica para zerar fila de espera
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2019- Município de Itajaí