Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Sexta-feira (17) ocorre oficina gratuita sobre doenças inflamatórias intestinais

Encontro de promoção e prevenção à saúde será na Univali e é aberto à população
Data de inclusão: 15/05/2019 17:47

Maio é o mês de conscientização sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais (DIIs). Embora estas doenças sejam autoimunes e não tenham cura, é possível ter controle dos sintomas e manter uma vida normal com o tratamento adequado. Para falar sobre esses cuidados, ocorre nesta sexta-feira (17) a oficina “A arte como um dispositivo de remissão” para promoção e prevenção à saúde. O encontro será no Auditório IV – Bloco E1 (Bloco da Farmácia), da Univali Itajaí, a partir das 13h30.

O evento é uma parceria da Associação das Pessoas com Doenças Inflamatórias Intestinais de Santa Catarina (DIISC), Ambulatório de Doenças Inflamatórias Intestinais da Univali e Secretaria de Saúde de Itajaí. A oficina é gratuita e aberta aos pacientes, população em geral, acadêmicos, agentes de saúde e outros profissionais. As inscrições devem ser feitas pelo site da Univali.

No mesmo dia, médicos e enfermeiros da Atenção Básica do município também receberão uma capacitação sobre o tema. O objetivo é atualizar os conhecimentos sobre as doenças inflamatórias intestinais, garantindo o diagnóstico precoce e um tratamento menos complicado para o paciente.

O que são as DIIs?

As duas principais Doenças Inflamatórias Intestinais (DIIs) são a Retocolite Ulcerativa Idiopática (RCUI) e a Doença de Crohn (DC). Embora sejam muito semelhantes, a diferença entre elas está no local de acometimento da inflamação. Na retocolite atinge mais a porção final e a primeira camada do intestino, enquanto que na Doença de Crohn a inflamação pode ocorrer desde a boca até o ânus, atingindo todas as camadas do intestino.

Os principais sintomas são dor e distensão abdominal, diarreia que pode ou não ocorrer com presença de muco e sangue, bem como quadros de constipação. Caso tenham algum desses sintomas procure atendimento em uma unidade básica de saúde.

Serviço:
Data: 17 de maio
Horário: 13h30 às 17h30
Local: Auditório da Farmácia (Univali)
Entrada: Gratuita
Inscrições: https://www.univali.br/eventos/saude-e-esporte/Paginas/evento3075.aspx

______________________
Informações adicionais:
Rafaela Dilly -
(47) 99959-5937 

Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024- Município de Itajaí