Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Secretaria de Saúde promove atualização sobre gripe influenza

Capacitação gratuita é destinada aos profissionais de saúde da rede pública e privada de Itajaí e região
Data de inclusão: 05/04/2019 18:03

A Secretaria de Saúde de Itajaí, por meio das Diretorias de Vigilância Epidemiológica e de Atenção à Saúde, em parceira com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE-SC), promove na próxima terça-feira (9) uma capacitação gratuita sobre a gripe influenza. O treinamento “Atualização das Influenzas: Enfrentamento para a Sazonalidade em 2019” é destinado aos profissionais de saúde das redes pública e privada de Itajaí e região.

> Leia mais notícias sobre Saúde

O objetivo do evento é capacitar os profissionais sobre o manejo clínico dos pacientes com gripe influenza, além de abordar a situação das influenzas no mundo, no Brasil e em Santa Catarina. Os participantes ainda receberão informações sobre a Vigilância das Influenzas, medidas preventivas contra a doença, sinais e sintomas e, principalmente, sobre o tratamento adequado dos pacientes.

O treinamento será ministrado pela assistente social responsável pela Influenza na DIVE-SC, Simone Bittencourt, e pelo médico infectologista e assessor técnico da DIVE-SC, Luiz Gustavo Escada Ferreira. Podem participar do curso profissionais da rede de Atenção Básica, da rede de Urgência e Emergência e da rede Hospitalar da região.

Campanha começa na quarta-feira (10)

Também será abordada na capacitação a Campanha contra Influenza 2019, que vai ocorrer de 10 de abril e 31 de maio. Em Itajaí, 53.919 pessoas deverão se vacinar contra a doença – a meta é atingir 90% deste público-alvo. Neste ano a novidade é a ampliação da faixa etária de imunização das crianças, que vai dos seis meses de idade até os 6 anos incompletos.

Também fazem parte do grupo prioritário gestantes, mulheres no pós-parto, idosos acima de 60 anos, trabalhadores de saúde, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com morbidades e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens com idade entre 12 e 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

A vacinação inicia no dia 10 de abril para crianças, gestantes e mulheres no pós-parto e, a partir de 22 de abril, todos os grupos prioritários podem se vacinar. O Dia D de vacinação deve ocorrer em 4 de maio, quando todas as unidades abrem para imunizar a população alvo.

Treinamento sobre a Palivizumabe

Além da capacitação sobre a influenza, os profissionais de saúde receberão um treinamento técnico sobre a Palivizumabe. Esse imunológico é disponibilizado por indicação médica para prevenir doenças respiratórias em bebês prematuros, com doenças pulmonares ou cardiopatias. O treinamento sobre o medicamento será ministrado pela enfermeira Érica Portela.

As capacitações são gratuitas e ocorrem na terça-feira (9), no auditório do Porto de Itajaí (Rua Blumenau, 05 – Centro), das 14h às 17h. As inscrições podem ser feitas pelo link: http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=46311

_______________________________
Informações adicionais:
Secretaria de Saúde de Itajaí
(47) 3249-5500

Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024- Município de Itajaí